Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Museus expõem as características marinhas da Costa Verde & Mar

Maior museu oceanográfico da América Latina foi recém-inaugurado


terça-feira, 15/dezembro/2015
Museus expõem as características marinhas da Costa Verde & Mar

A temporada de Verão está só começando e a região já recebe muitos visitantes de todas as partes do Brasil e da América Latina. Além de visitar as praias e conferir todas as belezas naturais, os turistas podem conhecer as características marinhas e a história local através dos museus. Entre as principais opções estão o aquário marinho em bombinhas, o acervo municipal e o Ecomuseu Univali de Porto Belo, o Etno-Arqueológico de Itajaí e o recém-inaugurado maior museu oceanográfico da América Latina em Balneário Piçarras.

Museu Oceanográfico: Ao todo são mais de mil metros quadrados de exposição que abrigam coleções de grupos de relevância científica como as maiores coleções de conchas e mamíferos marinhos da América Latina. Os visitantes poderão encontrar espécies raras de tartarugas marinhas, tubarões e raias. O acervo pertence à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e já é referência em toda a América. O Museu Oceanográfico fica no campus da Universidade, em Balneário Piçarras, e as visitações podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos fins de semana das 10h às 18h.

Aquário marinho: É considerado o primeiro museu neste estilo em Santa Catarina e conta com cerca de 3 mil invertebrados marinhos como esponjas, corais, estrelas, conchas, lagostas, caranguejos, ouriços, pepinos do mar, entre outros. Localizado no bairro José Amândio, na cidade de Bombinhas, o aquário marinho também abriga o Centro de Estudos do Mar (Cemar). Atende diariamente das 10h às 20h durante a temporada de Verão e das 14h às 18h na baixa temporada.

Etno-Arqueológico: Dedicado à memória dos imigrantes da região e à arqueologia pré-histórica, o local conta com acervo do Sambaqui Rua do Papagaio, de Bombinhas, relacionado ao folclore e artesanato marinho e rural. O visitante ainda encontra um laboratório de arqueologia, núcleo de pesquisa etnográfica e um espaço educativo. O museu fica no bairro Itaipava, em Itajaí. O atendimento é realizado de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos fins de semana das 14h às 18h.

Acervo Municipal de Porto Belo: Além de conhecer mais sobre a história de Porto Belo, o visitante encontra no local algumas partes de um esqueleto de baleia, entre outros animais marinhos. Localizado na principal avenida do centro do município, é de fácil acesso para os interessados. O acervo funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 18h e nos dias de receptivo de transatlânticos.

Ecomuseu Univali: Localizado na ilha de Porto Belo, o local conta com tartarugas marinhas, répteis e botânica da região. Com a exposição de peças arqueológicas e biológicas o museu apresenta parte da história das comunidades litorâneas. O visitante pode participar também de atividades educacionais e turísticas. Para conhecer é necessário fazer o embarque no píer turístico da cidade. O Ecomuseu atende das 9h às 17h até o final de março.

COSTA VERDE & MAR
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR
www.costaverdemar.com.br
www.facebook.com/costaverdemar
https://twitter.com/costaverdemar


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Guarafest: Cidade terá festa do Chopp na temporada

Nissei leva o clima de Natal a onze cidades do Paraná

Coral dos anjos 2017 será o presente para Guarapuava neste sábado (09)

O projeto alemão KUBIK está de volta ao Brasil


1º FestGua Gospel terá 40 participantes entre bandas, trios, duplas e solos

1º FestGua Gospel terá 40 participantes entre bandas, trios, duplas e solos


Entrada do MON será gratuita em todos os domingos de dezembro

Entrada do MON será gratuita em todos os domingos de dezembro


Pearl Jam anuncia show no Rio em março de 2018

Pearl Jam anuncia show no Rio em março de 2018


Domingo em Guarapuava será de eventos esportivos e culturais

Domingo em Guarapuava será de eventos esportivos e culturais