Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Terceiro ano da Unicentro realiza evento sobre a cultura guarapuavana

“Guarapuava no Varal: causos e costumes da cidade mais massa do Paraná” pretende exaltar a cultura de uma das cidades mais antigas do Estado


domingo, 24/julho/2016
Terceiro ano da Unicentro realiza evento sobre a cultura guarapuavana

Guarapuava, o ‘lobo bravo’ do Terceiro Planalto Paranaense já é uma senhora centenária. São 205 anos de história e é um pouco dessa trajetória que “Guarapuava no Varal: causos e costumes da cidade mais massa do Paraná”, organizado pelo 3º ano de Jornalismo da Unicentro pretende relembrar.  O evento, que será realizado na próxima terça (26), na sala de multimeios do Sehla no campus Santa Cruz da Unicentro, é coordenado pela professora Cristiele Deckert e desenvolvido pelos alunos para a disciplina de Comunicação Organizacional.

“A partir da disciplina de Comunicação Organizacional, tive a ideia de pedir aos alunos que criassem um evento em que pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, a atividade, que está sendo realizada pelo terceiro ano consecutivo, tenta aproximar os alunos ao máximo de como seria o trabalho de uma assessoria de imprensa no mercado de trabalho fazendo da turma uma grande equipe de comunicação. Os alunos tiveram autonomia na escolha do tema e assim surgiu o  Guarapuava no Varal, que apresentará ao público as peculiaridades da cultura guarapuavana”, explica a professora.

O tema será discutido em forma de mesa redonda, onde três palestrantes compartilharão, de forma descontraída, seus conhecimentos a respeito do assunto. A chef de cozinha Kristiani Borba vai falar sobre a culinária típica da cidade, a publicitária e blogueira Patricia Siqueira, que desenvolveu o Dicionário Guarapuavês, falará sobre a linguagem local e suas particularidades. O Josoel de Freitas compõe também o time de palestrantes. Além de nascer na cidade e ser neto de escravos, Seo Tuto, como é popularmente conhecido, mantém em sua casa um museu com objetos que contam a história da cidade.

Além disso, haverá exposição de fotos e o lançamento de duas revistas produzidas pela turma para a disciplina de Revista Laboratório: a revista “Pavê”, que aborda a gastronomia por um prisma social e a “Reconto”, que tem como objetivo reconstruir a memória de Guarapuava por meio de quem vivenciou acontecimentos importantes da história da cidade.

A entrada será por meio da doação de um agasalho ou 1kg de alimento. As inscrições poderão ser feitas pelo site da universidade (http://eventos.unicentro.br/guarapuavanovaral/ ) e encerrarão dia 25 de julho, próxima segunda. Para os participantes, será entregue certificado de horas complementares.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Guarafest: Cidade terá festa do Chopp na temporada

Nissei leva o clima de Natal a onze cidades do Paraná

Coral dos anjos 2017 será o presente para Guarapuava neste sábado (09)

O projeto alemão KUBIK está de volta ao Brasil


1º FestGua Gospel terá 40 participantes entre bandas, trios, duplas e solos

1º FestGua Gospel terá 40 participantes entre bandas, trios, duplas e solos


Entrada do MON será gratuita em todos os domingos de dezembro

Entrada do MON será gratuita em todos os domingos de dezembro


Pearl Jam anuncia show no Rio em março de 2018

Pearl Jam anuncia show no Rio em março de 2018


Domingo em Guarapuava será de eventos esportivos e culturais

Domingo em Guarapuava será de eventos esportivos e culturais