Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Chuva só vai embora domingo e frio “pega” já no fim de semana

Depois da chuva, não vem o sol: estado do Paraná deve sofrer com onda de frio. Geada deixa agricultores do sul em alerta


sábado, 20/maio/2017
Chuva só vai embora domingo e frio “pega” já no fim de semana

Todo o estado do Paraná, especialmente a agricultura, devem ficar atentos às fortes chuvas que seguem até este domingo, segundo meteorologistas do Simepar e Instituto Nacional da Meteorologia (Inmet) ouvidos pela Gazeta do Povo.

Conforme adiantamos na última terça-feira, está mantida a previsão de geada na virada de domingo (21) para segunda-feira (22). Ainda que não seja forte, produtores e cidadãos das regiões Sul, Sudoeste e Centro Sul devem ficar atentos para o fenômeno climático que pode prejudicar as lavouras.

“Na noite de domingo e ao amanhecer teremos ar frio que chega do Sul e provoca forte declínio nas temperaturas. Pode haver geada fraca nessas regiões”, informa Paulo Barbieri, do Simepar. “A previsão de geada se mantém, mas fica mais restrita ao Sul do Paraná”, confirma Luiz Renato Lazinski, do Inmet. Ambos dão destaque especial para essa probabilidade na região da cidade de Palmas.

Chuvas fortes

Na região Leste, incluindo Curitiba e região, o tempo deve permanecer instável durante todo o fim de semana, com variações entre chuvas, tempo nublado e abertura do céu apenas no domingo, pouco antes de a frente fria chegar “de vez” ao estado, segundo as previsões dos órgãos oficiais. “A tendência a partir de domingo não chover”, diz Lazinski. A cidade ainda está “longe” da média mensal de chuvas para maio: o esperado seria de 76,6 milímetros e passou dos 30 nesta sexta-feira.

No Norte do Paraná, “ainda não choveu tudo”, segundo Lazinski, e deve haver chuvas durante os dois próximos dias. É provável que o volume passará a média mensal, segundo dados do Simepar, destaca Barbieri. Nesta sexta-feira Londrina já contabilizava 105 milímetros de chuva em maio (contra 108,5 da média). Em Maringá, que possui média de 116,4 mm, já eram mais de 111 mm nesta sexta. Por outro lado, o frio será menos intenso que em outras regiões, informa o especialista do Inmet.

No Centro Norte as chuvas já passaram do volume médio mensal. Apucarana já passou de 127 mm, quando a média é de 122,4 mm.

No Oeste do Estado também houve precipitação das chuvas nos últimos dias, chegando a passar dos 100 milímetros. O índice elevado pode gerar danos. O Sindicato Rural de Cascavel, por exemplo, informou que houve erosão em algumas curvas da estrada, mas sem estragos informados no milho safrinha (2ª safra). A previsão é de que as chuvas continuem durante e o fim de semana. A média da cidade é de 149 mm por mês e já passou de 112,6.

A situação não é muito diferente no Centro Sul do estado. Guarapuva já passa de 105 mm de chuvas, quando a média mensal é de 124,4. Para Barbieri é provável que cidade também passe da média original.

Por fim, nos Campos Gerais a média de chuvas está “em ritmo adequado”. Com média de 87,3 por mês, Ponta Grossa está com 63 mm, aproximadamente, de chuvas registradas.

 

Gazeta do Povo


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Ciclo de palestras debate o papel do médico veterinário na atualidade

Representantes do Sindicato Rural participam de reunião da Comissão Técnica de Suinocultura da Faep

Produtor de Guarapuava (Pr) bate recorde nacional de produção de soja

USP testa uso de bactéria que pode ampliar produção de soja e milho com menos fertilizantes


Augustin realiza dia 10 mais um Massey Show

Augustin realiza dia 10 mais um Massey Show


Produção de morangos semi-hidropônicos oferece oportunidade para agricultor incrementar renda

Produção de morangos semi-hidropônicos oferece oportunidade para agricultor incrementar renda


Erva-mate: Comissão realiza nesta quinta, dia 8, reunião sobre poda

Erva-mate: Comissão realiza nesta quinta, dia 8, reunião sobre poda


Representantes do Senar e Sindicato Rural prestigiam lançamento do Comitê Territorial de Guarapuava

Representantes do Senar e Sindicato Rural prestigiam lançamento do Comitê Territorial de Guarapuava



CFW Agência de Internet