Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Curso vai orientar empresas rurais sobre a criação de CIPAs


segunda-feira, 07/dezembro/2015
Curso vai orientar empresas rurais sobre a criação de CIPAs

O Sindicato Rural de Guarapuava e o SENAR realizarão, de 10 a 12 de dezembro, o curso CIPA-TR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural). Com carga horária de 20 horas, a capacitação abordará a legislação que estabelece as CIPAS no Brasil, a composição paritária das comissões (igual número de representantes de empregadores e empregados), objetivo, atuação no dia a dia e a eleição de seus membros, entre outros pontos.
Instrutor do curso, o engenheiro em segurança no trabalho Daniel Giorno Nascimento lembra que cursos semelhantes são obrigatórios para empresas com mais de 20 empregados. “Este curso é bem específico, é voltado a propriedades rurais e empresas do meio rural”, disse, lembrando que podem participar membros de todos os escalões, do proprietário ao funcionário.
Conforme lembrou, também as empresas que tenham entre 10 e 20 funcionários podem instituir uma CIPA. Neste caso, observou, criar a comissão é facultativo, mas traz resultados positivos para difundir uma cultura da segurança. “A empresa acima de 10 empregados tem de ter um responsável por segurança. Então, seria recomendável que pelo menos um funcionário participasse de um curso de CIPA”, acrescentou.
Giorno Nascimento ressaltou que no campo o cuidado com as tarefas diárias é importante, porque várias são as atividades que podem oferecer risco, como trabalho em altura, dentro de silos, em elevadores, na aplicação de agrotóxicos ou na utilização do maquinário, entre outras rotinas. “A CIPA-TR trabalha especificamente com estes riscos do meio rural, um acidente com trator, uma picada de animal peçonhento – todos os perigos a gente aborda na CIPA-TR”, sublinhou.
O instrutor completou que várias são as pesquisas apontando que a implantação de CIPAs, em empresas, gera um aumento da segurança: “A diminuição dos acidentes é muito grande. A gravidade desses acidentes é menor também. E o mais importante: a reincidência do mesmo acidente diminui muito, porque a CIPA entra com todas as medidas para que o fato não venha a reincidir”, concluiu.
As inscrições para o curso CIPA-TR continuam abertas no Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon). O curso é gratuito, direcionado a produtores e trabalhadores rurais. Interessados podem obter mais informações no fone: 3623 1115.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
A caixa de pizza que você iria jogar fora pode salvar uma árvore

Receita do agronegócio deve crescer mais de 10% em 2018

Preço do tomate fica 100% mais caro em dezembro, diz pesquisa

IBGE prevê safra de grãos 9,2% menor em 2018


Evento de agronegócio inova com ações interativas e surpreende mais de 4.500 pessoas

Evento de agronegócio inova com ações interativas e surpreende mais de 4.500 pessoas


Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná

Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná


Fazenda paranaense é eleita a mais sustentável do Brasil

Fazenda paranaense é eleita a mais sustentável do Brasil


Plantio de mudas no Paço Municipal integra projeto acadêmico

Plantio de mudas no Paço Municipal integra projeto acadêmico