Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Governo do Paraná regulamenta manejo da bracatinga

Portaria é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e tem como objetivo facilitar a fiscalização e evitar abusos e exploração clandestina. A atividade vai precisar de autorização florestal para manejo, que terá validade de até três anos


sexta-feira, 27/outubro/2017
Governo do Paraná regulamenta manejo da bracatinga

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, assinaram nesta quinta-feira (26), em União da Vitória, região Centro-Sul, a portaria 198/2017, que regulamenta do manejo da bracatinga no Estado.

“O objetivo do Governo do Estado é facilitar a fiscalização e evitar abusos e exploração clandestina, o que causa muito prejuízo aos agricultores. Queremos que todos possam trabalhar dentro da lei e de forma organizada”, explicou Rossoni.

Nativa do Paraná, a bracatinga é uma árvore de crescimento mais rápido que as demais espécies nativas e, por isso, precisa ser manejada. “Em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado, optamos por fazer uma portaria exclusiva para a bracatinga e, em seguida, vamos iniciar a discussão sobre a araucária, imbuia e outras espécies em extinção no Paraná”, explicou o presidente do IAP.

Regras – Para a realização da atividade, os proprietários deverão solicitar ao IAP autorização florestal para manejo, que terá validade de até três anos. Além de outros documentos, a nova portaria determina que a solicitação só seja aceita com inventário florestal do local, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por profissional devidamente habilitado e recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O IAP somente emitirá a autorização após a comprovação dos documentos apresentados e de análise técnica. Com ele, a área também estará comprometida exclusivamente para o manejo da espécie, sem que seja possível qualquer outra atividade ou expansão agrícola.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os deputados estaduais Alexandre Curi, Bernardo Ribas Carli e Hussein Bakri e os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar).

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Evento de agronegócio inova com ações interativas e surpreende mais de 4.500 pessoas

Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná

Fazenda paranaense é eleita a mais sustentável do Brasil

Plantio de mudas no Paço Municipal integra projeto acadêmico


UEPG publica edital de programa de residência técnica ambiental

UEPG publica edital de programa de residência técnica ambiental


Megaoperação embarca mais de 27 mil bois em navio no Porto de Santos

Megaoperação embarca mais de 27 mil bois em navio no Porto de Santos


Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina


Rússia anuncia restrições temporárias à carne suína e bovina do Brasil

Rússia anuncia restrições temporárias à carne suína e bovina do Brasil