Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Novo presidente da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas enfatiza o trabalho coletivo


sexta-feira, 17/março/2017
Novo presidente da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas enfatiza o trabalho coletivo

O produtor de sementes Josef Pfann Filho, da empresa Sementes Estrela de Guarapuava, eleito nesta terça-feira (14) presidente da Apasem para o biênio 2017 a 2019, em seu discurso de posse, afirmou que na busca da defesa de sementes de boa qualidade e sementes legais espera contar cada vez mais com o trabalho coletivo dos associados da Apasem e com os parceiros como a Abrasem, Embrapa, Ministério da Agricultura, Ocepar, Secretaria da Agricultura, Iapar, Adapar, Emater, CSM/PR, Fundação Meridional, e Acepar, entre outras.

Eleição e posse- Josef Pfann Filho foi eleito durante a assembleia geral realizada na tarde desta terça, no auditório da Ocepar, em Curitiba, e foi empossado durante jantar realizado à noite no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, à qual compareceram diversas autoridades do agronegócio e produtores de sementes. O novo presidente é filho de imigrantes iugoslavos que fundaram a cooperativa Agrária, em 1951. Formou-se em Agronomia, é liderança destacada do agronegócio de Guarapuava e membro da diretoria da Fundação Meridional, de Londrina.

Combate à ilegalidade – “Não mediremos esforços para contribuir e atuar de forma severa e intransigente no combate a práticas lesivas aos interesses do setor a aos nossos associados que também têm como atividade precípua a defesa da boa semente e que seja legal”, frisou Josef Pfann Filho em seu discurso, na presença do presidente do Iapar, do diretor do Brde, Orlando Pessuti, dos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e da Fecoopar, Nelson Costa, e de outras autoridades do setor que compareceram à solenidade de posse.

Representação – O novo presidente representa os produtores privados na Apasem, sucedendo Kazuo Jorge Baba, que representou o cooperativismo, cumprindo o acordo que estabeleceu a alternância na presidência entre os dois setores.  Além das cooperativas e produtores de sementes privados, integram a Apasem a Ocepar, a Embrapa, o Iapar e a Fundação Meridional, a Fundação Pro Sementes e Biotrigo, que podem compor sua diretoria e mensalmente se reunir para discutir assuntos relevantes do setor.

Conquista – Ao dar posse à nova diretoria, o ex-presidente Kazuo Jorge Baba ressaltou que a conquista mais importante do setor ocorridas nos últimos dois anos foi a Portaria 193/2015, que estabeleceu o plantio da soja entre 16 de setembro a 31 de dezembro de cada ano agrícola e coibiu a sucessão de soja sobre soja para evitar o crescimento da resistência do fungo da ferrugem asiática aos fungicidas.

Pronunciamentos – Durante a solenidade de posse da diretoria, também o presidente do Brde, Orlando Pessuti, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, e o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, se pronunciaram, enfatizando a importância da Apasem para a produção agropecuária, uma vez que organiza o setor produtivo de semente, o principal insumo tecnológico responsável pelo crescimento da produtividade agrícola. A Apasem foi constituída em 1971 pelas principais instituições do agronegócio e produtores de sementes do Estado do Paraná e desde então apresenta atuação forte na organização e decisões do segmento sementeiro estadual e nacional.

Vice-presidente – O vice-presidente da Abrasem, Ivo Marcos Carraro, esteve presente na AGO e, fazendo uso da palavra, apelou para o setor permanecer unido em busca de soluções não apenas no âmbito estadual, mas também nacional, fortalecendo sua instituição de representação máxima. Frisou que esse fortalecimento é necessário para manter a atual representatividade perante instituições públicas e privadas.

DIRETORIA 2017 – 2019

Presidente: Josef Pafann Filho

Vice-Presidente: Paulo Pinto de Oliveira Filho

1º Secretário: Antonio  A. G Silva
2º Secretário: Tiago Fonseca
1º Tesoureiro: Roberto Destro
2º Tesoureiro: Gustavo Montans Baer
Titular C.S.M/PR:  Charles Allan Teles
Suplente C.S.M/PR: Ricardo Menarim

Conselho Fiscal – Titulares:
•Flávio Enir Turra
•Osmar Paulo Beckerr
•Eduardo Guerra

Conselho Fiscal – Suplentes
•José Rubens R.  dos Santos
•Zelírio Peron Ferrari
•Ralf Udo Dengler

Conselho de Ética –  Titulares
•Romildo Birelo
•Raphael  R. Fróes
•Luiz Meneghel
•Leone Vignaga
•Fernando Michel Wagner

Conselho de Ética – Suplente
•Jonas Farias Pinto
•Paul Ilich

Diretores dos núcleos
•Guarapuava: André Boffo
•Londrina: Ricardo Cunha
•Maringá:  Gustavo Montasn  Baer
•Sudoeste:  Marcos a. Marcão
•Toledo:  Genésio M. Bortoli
•Grossa:  Tiago Fonseca


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

Rússia anuncia restrições temporárias à carne suína e bovina do Brasil

V Feira Regional da Agroindústria Familiar movimenta mais de R$ 180 mil em Guarapuava

IBGE estima queda de 8,9% na safra de grãos em 2018


Projeto do USF ensina a fazer geleias de morango e fisális

Projeto do USF ensina a fazer geleias de morango e fisális


Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil

Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil


Em Guarapuava, comissão elege desenho para logomarca da APA Serra da Esperança

Em Guarapuava, comissão elege desenho para logomarca da APA Serra da Esperança


Testes de ONG mostram que 36% dos alimentos têm agrotóxicos acima do limite ou proibidos

Testes de ONG mostram que 36% dos alimentos têm agrotóxicos acima do limite ou proibidos