Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Paraná lidera produção de proteína animal no País


terça-feira, 19/setembro/2017
Paraná lidera produção de proteína animal no País

O Paraná consolidou a posição de maior produtor de carnes do País, com 21% de participação no total do Brasil. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e compiladas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à secretaria de Planejamento e Coordenação Geral.

O Estado produziu 2,64 milhões de toneladas de carnes de frango, bovina e suína no primeiro semestre de 2017. O Brasil, por sua vez, produziu 12,22 milhões de toneladas.
O maior destaque foi a avicultura paranaense, com 2,11 milhões de toneladas no primeiro semestre – 1,3% a mais do que no mesmo período do ano passado. Sozinho, o Paraná representou 31,3% da produção brasileira de carne de frango.

Com o resultado, o Estado se manteve em primeiro lugar na avicultura nacional, à frente de Santa Catarina (com 1,05 milhão de toneladas) e do Rio Grande do Sul (810,2 mil toneladas).

MAIS QUE A MÉDIA – A indústria de carnes paranaense, apesar de estar consolidada, cresce acima da média brasileira. A produção nacional foi de 6,7 milhões de toneladas de frango no primeiro semestre de 2017, com crescimento de 0,6% na mesma base de comparação.
Os frigoríficos paranaenses galgam espaço ao aproveitar a elevada produção de grãos do Estado, a proximidade com os grandes centros consumidores e a alta tecnologia de produção. “Uma das características do Estado é uma agricultura familiar tecnificada e articulada com a agroindústria, o que garante produção e qualidade”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes.

SUÍNOS – Na produção de suínos, o Paraná ocupa a segunda colocação nacional, com a produção de 394,3 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano, de acordo com o IBGE. O volume foi 4,3% superior ao do mesmo período do ano passado.

O Estado respondeu por 21,3% do total produzido no País. Ficou atrás de Santa Catarina – com 26,9%. No total, o Brasil produziu 1,85 milhão de toneladas de suínos, com alta de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
BOVINOS – Na área de bovinos, o Paraná foi responsável por 3,9% do total produzido no Brasil (3,62 milhões de toneladas). Foram 141,4 mil toneladas, variação de 0,1% sobre o mesmo período do ano passado. O Estado tem a nona maior produção do país, liderada por Mato Grosso, que tem 15,6% de participação.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

Rússia anuncia restrições temporárias à carne suína e bovina do Brasil

V Feira Regional da Agroindústria Familiar movimenta mais de R$ 180 mil em Guarapuava

IBGE estima queda de 8,9% na safra de grãos em 2018


Projeto do USF ensina a fazer geleias de morango e fisális

Projeto do USF ensina a fazer geleias de morango e fisális


Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil

Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil


Em Guarapuava, comissão elege desenho para logomarca da APA Serra da Esperança

Em Guarapuava, comissão elege desenho para logomarca da APA Serra da Esperança


Testes de ONG mostram que 36% dos alimentos têm agrotóxicos acima do limite ou proibidos

Testes de ONG mostram que 36% dos alimentos têm agrotóxicos acima do limite ou proibidos