Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Programa Vida Rural beneficia os produtores de ovos em Guarapuava

O programa vida rural é um exemplo de como conseguimos melhorar a vida das pessoas do campo com iniciativas de sucesso


quinta-feira, 01/junho/2017
Programa Vida Rural beneficia os produtores de ovos em Guarapuava

A criação de galinhas caipira garante renda a pequenos agricultores em Guarapuava. Por meio do projeto Vida Rural, da Secretaria de Agricultura e Turismo, foram adquiridas 7.080 aves, beneficiando 78 famílias. São produzidas mais de 60 mil dúzias por ano, o que movimenta mais de R$500mil na economia municipal.

Dona Margarida Guinap, é uma das produtoras de ovos caipiras no Distrito do Guairacá. Ela e o marido cuidam sozinhos de quase 400 galinhas. A produção começou em 2013, com apenas 100 galinhas doadas pela prefeitura.  “Nós conhecemos o projeto em uma reunião na Secretaria e nos interessamos. Hoje é uma fonte de renda muito boa porque não precisamos trabalhar como empregados. Tudo que conseguimos é com o dinheiro produzido na nossa propriedade e fica para a gente”, explica Margarida.

O veterinário visita a propriedade mensalmente para avaliar a condição das galinhas, que são alimentadas com pasto e ração. O profissional também ajuda a manter o galinheiro adequado às normas da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. O lucro mensal de dona Margarida é de R$1.300. “É muito tranquilo, eu coloco ração pela manhã e durante o dia dou um pouco de pasto também, tem dias que eu consigo fazer tudo sozinha sem precisar de ajuda”.

Por dia, os produtores contam com uma média de 390 ovos, que são levados para a Aooperativa dos pequenos produtores, a Coamicro, localizada no Jordão, onde os ovos são embalados e comercializados.  O técnico da Secretaria de Agricultura, José Aurizonas Rocha, comenta que a produção é uma renda a mais para agricultores. “É uma ótima alternativa para quem mora no interior, além de ser um trabalho leve, o ovo caipira tem muita procura no mercado”.

Criado em 2013, o Programa Vida Rural, visa suprir as necessidades dos produtores rurais, dando condições para que esses permaneçam no campo. Além de galinheiros, também são elaborados outros projetos envolvendo habitação rural, regularização latifundiária e assistência técnica. “Nosso objetivo é garantir que os pequenos produtores permaneçam no campo, e isso só é possível oferecendo oportunidades de renda e qualidade de vida. O programa vida rural é um exemplo de como conseguimos melhorar a vida das pessoas do campo com iniciativas de sucesso”, completou o Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro.

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Iapar e cooperativas combatem doença de laranjais com controle biológico

Ciclo de palestras debate o papel do médico veterinário na atualidade

Representantes do Sindicato Rural participam de reunião da Comissão Técnica de Suinocultura da Faep

Produtor de Guarapuava (Pr) bate recorde nacional de produção de soja


USP testa uso de bactéria que pode ampliar produção de soja e milho com menos fertilizantes

USP testa uso de bactéria que pode ampliar produção de soja e milho com menos fertilizantes


Augustin realiza dia 10 mais um Massey Show

Augustin realiza dia 10 mais um Massey Show


Produção de morangos semi-hidropônicos oferece oportunidade para agricultor incrementar renda

Produção de morangos semi-hidropônicos oferece oportunidade para agricultor incrementar renda


Erva-mate: Comissão realiza nesta quinta, dia 8, reunião sobre poda

Erva-mate: Comissão realiza nesta quinta, dia 8, reunião sobre poda



CFW Agência de Internet