Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná


quinta-feira, 07/dezembro/2017
Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná

O radar meteorológico Banda X, cedido ao Governo do Paraná pela empresa Japan Radio Company (JRC), foi instalado nesta quinta-feira (07) na sede do Simepar, em Curitiba. O equipamento, fruto de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), monitorará o sistema meteorológico da Região Metropolitana de Curitiba para prevenção de desastres naturais. É o primeiro deste tipo instalado no Estado.

O equipamento será utilizado pelo Simepar e Defesa Civil. O Simepar opera e encaminha as informações à Defesa Civil, que é responsável por monitorar as condições e, caso necessário, enviar os alertas aos municípios.

FUNCIONAMENTO – De acordo com o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros, a previsão é que o equipamento esteja em funcionamento em janeiro para testes internos e em fevereiro em operação oficial. “A partir da segunda quinzena de fevereiro já teremos produtos gerados pelo radar”, afirmou.

A diferença do Banda X em relação aos radares que já estão em operação no Estado – em Teixeira Soares (Centro-Sul) e em Cascavel (Oeste) – está na precisão dos dados coletados. “O radar Banda X é de curto alcance e voltado para os grandes centros urbanos.

A leitura dos dados é diferente, e permite interpretação precisa dos eventos climáticos”, explicou o coordenador. “Com este equipamento podemos coletar as informações de forma mais rápida e com mais qualidade, e emitir os alertas com mais agilidade”, disse.

ALERTA ANTECIPADO – O radar Banda X coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região metropolitana de Curitiba. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos contará com indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres.

Além do apoio geral em monitoramento, o radar será utilizado como modelo de previsão de deslizamento para o município de Almirante Tamandaré. Este modelo permitirá a emissão de alertas precoces do risco de deslizamento em situações críticas.

PARCERIA- O Paraná foi escolhido pela Jica para a instalação do radar Banda X porque possui sistema compatível com o que é operado no Japão – que é referência mundial na prevenção de desastres naturais. O radar é fabricado pela empresa japonesa JRC, que tem mais de 100 anos de existência e atua com a Agência Meteorológica do Japão.

 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
IBGE prevê safra de grãos 9,2% menor em 2018

Evento de agronegócio inova com ações interativas e surpreende mais de 4.500 pessoas

Fazenda paranaense é eleita a mais sustentável do Brasil

Plantio de mudas no Paço Municipal integra projeto acadêmico


UEPG publica edital de programa de residência técnica ambiental

UEPG publica edital de programa de residência técnica ambiental


Megaoperação embarca mais de 27 mil bois em navio no Porto de Santos

Megaoperação embarca mais de 27 mil bois em navio no Porto de Santos


Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina


Rússia anuncia restrições temporárias à carne suína e bovina do Brasil

Rússia anuncia restrições temporárias à carne suína e bovina do Brasil