Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná


quinta-feira, 07/dezembro/2017
Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná

O radar meteorológico Banda X, cedido ao Governo do Paraná pela empresa Japan Radio Company (JRC), foi instalado nesta quinta-feira (07) na sede do Simepar, em Curitiba. O equipamento, fruto de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), monitorará o sistema meteorológico da Região Metropolitana de Curitiba para prevenção de desastres naturais. É o primeiro deste tipo instalado no Estado.

O equipamento será utilizado pelo Simepar e Defesa Civil. O Simepar opera e encaminha as informações à Defesa Civil, que é responsável por monitorar as condições e, caso necessário, enviar os alertas aos municípios.

FUNCIONAMENTO – De acordo com o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros, a previsão é que o equipamento esteja em funcionamento em janeiro para testes internos e em fevereiro em operação oficial. “A partir da segunda quinzena de fevereiro já teremos produtos gerados pelo radar”, afirmou.

A diferença do Banda X em relação aos radares que já estão em operação no Estado – em Teixeira Soares (Centro-Sul) e em Cascavel (Oeste) – está na precisão dos dados coletados. “O radar Banda X é de curto alcance e voltado para os grandes centros urbanos.

A leitura dos dados é diferente, e permite interpretação precisa dos eventos climáticos”, explicou o coordenador. “Com este equipamento podemos coletar as informações de forma mais rápida e com mais qualidade, e emitir os alertas com mais agilidade”, disse.

ALERTA ANTECIPADO – O radar Banda X coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região metropolitana de Curitiba. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos contará com indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres.

Além do apoio geral em monitoramento, o radar será utilizado como modelo de previsão de deslizamento para o município de Almirante Tamandaré. Este modelo permitirá a emissão de alertas precoces do risco de deslizamento em situações críticas.

PARCERIA- O Paraná foi escolhido pela Jica para a instalação do radar Banda X porque possui sistema compatível com o que é operado no Japão – que é referência mundial na prevenção de desastres naturais. O radar é fabricado pela empresa japonesa JRC, que tem mais de 100 anos de existência e atua com a Agência Meteorológica do Japão.

 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Avião agrícola faz rasante sobre carro e ‘rasga’ lataria

Safra de milho no Paraná deve ter queda de 11% de área plantada

IAP regulamenta licenciamento ambiental de bovinocultura

No Show Rural, Iapar destaca fruticultura como opção de renda


Perdas nas safras de milho e feijão reduzem expectativa de colheita de grãos no Paraná

Perdas nas safras de milho e feijão reduzem expectativa de colheita de grãos no Paraná


Safra argentina terá redução drástica

Safra argentina terá redução drástica


A caixa de pizza que você iria jogar fora pode salvar uma árvore

A caixa de pizza que você iria jogar fora pode salvar uma árvore


Receita do agronegócio deve crescer mais de 10% em 2018

Receita do agronegócio deve crescer mais de 10% em 2018