Super Informado

Você Muito Mais Informado

Parar de fumar tem sido o objetivo de inúmeras pessoas que tem a consciência dos inúmeros males à saúde e mesmo à vida social que o cigarro atualmente proporciona.

Mas será que os fumantes sabem os reais benefícios ao deixar de fumar cigarro?Se alguns anos atrás fumar era visto como sexy, charmoso induzido por inúmeras propagandas de tv com belíssimos atores, hoje no entanto, este vício altamente nocivo não apresenta esta imagem tão simpática e é até motivo de preconceito para com fumantes.

Podemos dizer com toda a certeza que a quantidade de fumantes no Brasil hoje é muito menor do que no passado mesmo assim ainda incluem milhões de tabagistas e a dificuldade de se largar o tabaco é muito grande deixando sempre para depois esta possível saída do vício do fumo.

Estima-se que mais de 90% dos fumantes gostariam de parar com o tabagismo e que mais de 60% deles já tentaram parar porém sem sucesso.

Anualmente, mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo morrem vitimadas pelo vício do cigarro. É um prejuízo social e financeiro enorme que poderia ter sido evitado se tais pessoas pensassem seriamente em parar de fumar. Você poderá utilizar o SUS para obter ajuda para parar de fumar. Para isso, procure uma Unidade Básica de Atendimento, basta imprimir o seu cartão do SUS. Um fumante pode estar reduzindo a sua  expectativa de vida em mais de vinte anos. Ou seja, uma pessoa  que poderia viver 70 anos se for um fumante, pode viver 50 anos.

Benefícios ao deixar de fumar de forma imediata

  • Acaba o malcheiroso de cigarro nas roupas,
  • Tosse e catarro constante param
  • Passa a sentir o aroma e o sabor dos alimentos
  • O custo para manter o vício
  • Incomoda constantemente as pessoas que não fumam
  • Pressão arterial e frequência cardíaca altas
  • Diminui o nível de ansiedade

Logicamente que os itens acima referem-se a apenas alguns benefícios mais imediatos ao se deixar de fumar mas a eles acrescentam inúmeros outros benefícios.

Principal razão de ser difícil  parar de fumar

A nicotina é uma das principais e mais nocivas substâncias do cigarro e que consegue ativar regiões no cérebro ligadas ao prazer e é isto que o fumante procura quando fuma, obter este prazer por meio da nicotina.

Quando o fumante fuma estas regiões do cérebro são ativadas e proporciona uma sensação de prazer. Mas se a nicotina é a maior dificuldade para se parar de fumar e os benefícios ao deixar de fumar não são considerados?

Dicas para conseguir parar de fumar

Evite bebidas que contenham álcool e cafeína pois estas substâncias desencadeiam a vontade de fumar.Durante o tratamento para parar de fumar não beba bebidas que contenham álcool e cafeína é algo muito importante.

Reduza o cigarro progressivamente

Caso você fume muito realmente, será extremamente difícil parar com ele de uma vez por todas; então faça um controle, tenha uma disciplina e passe a diminuir dia a dia a quantidade de cigarros que você fuma em cada dia.

Se você fuma pouco então pode-se ser mais radical ainda e cortar de uma vez por todas o cigarro da sua vida.

Uma forma altamente saudável e de bom resultado para ajudar a combater a vontade de fumar é a prática de exercícios físicos. Praticando esportes o seu organismo produz hormônios ligados ao prazer também e pode combater o vício da nicotina.

Caso o seu vício seja muito forte e realmente sente que não conseguirá obter sucesso sozinho, então procure a ajuda de um profissional para isto. Consulte um médico e demonstre o seu interesse em parar de fumar definitivamente e terá um acompanhamento médico para facilitar o seu intento.

Adesivos e gomas de nicotina: são substitutos à nicotina e que podem ajudar a controlar a crise de abstinência do cigarro

É uma forma eficaz e que pode produzir resultados positivos para parar de fumar pois vai diminuindo as doses de nicotina até chegar a um limite que não precisa mais fumar para encontrar prazer. Pouco a pouco vai sentindo menos vontade de fumar com o uso de adesivos e gomas de nicotina.

Cigarro Eletrônico pode ajudar a parar de fumar?

O cigarro eletrônico tenta simular a sensação de um cigarro normal mas inserindo apenas nicotina, a substância mais viciante do cigarro e excluindo outras milhares substâncias cancerígenas que possuem nos outros cigarros.

O cigarro eletrônico é invenção de um chinês, no entanto, ele é proibido a sua comercialização no Brasil por entender que não há provas científicas de que ele podem realmente ser eficaz para parar de fumar e há ainda suspeitas de que pode fazer mais mal do que o cigarro convencional.

Muito embora, se diga que há apenas nicotina em sua composição, há estudos que alegam existir muitos componentes nocivos em sua composição

Como o cigarro atua nos pulmões

Assista a um vídeo fantástico onde demonstra como o cigarro funciona no pulmão. Você, fumante, veja claramente neste experimento como a sua saúde e principalmente, o seu pulmão são prejudicados com o cigarro. O cigarro possui quase 5000 substâncias cancerígenas e o câncer do pulmão é uma das doenças que mais atacam os pulmões.

Pare de Fumar sem Medicamentos

Abaixo, temos um outro vídeo que aconselha um tratamento contra o tabagismo sem o uso de qualquer medicamento. Assista e veja o que acha e se isto pode lhe ajudar a combater o vício do cigarro.

Deixe comentário