Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

A importância da limpeza do ar condicionado para a saúde


quinta-feira, 23/janeiro/2014
A importância da limpeza do ar condicionado para a saúde

Esse post é uma contribuição da equipe do Magazine Luiza ao Portal Super Informado. 

O verão é sinônimo de sol forte, altas temperaturas e muito, muito calor. Principalmente no nosso país, que é em sua maioria, tropical. E para aliviar o calor intenso e a sensação de desconforto, muitas pessoas optam por ter aparelhos de ar condicionado em casa, que refrescam o ambiente por muitas horas. Mas, o que muitos esquecem é que sem os devidos cuidados estes aparelhos podem prejudicar a saúde e até mesmo agravar problemas respiratórios. Por isso, é importante realizar limpezas periódicas nos aparelhos.

download

 

 

Foto: Reprodução.

A otorrinolaringologista e alergista Mônica Menon, doutora em ciências médicas pela FMUSP, explica que “uma das funções fisiológicas do nariz é filtrar, aquecer e umidificar o ar que inspiramos, para que ele chegue ao pulmão de forma agradável”, mas o ar condicionado faz justamente o contrário, pois ele resfria e retira a umidade do ambiente. Por conta disso, as pessoas que ficam expostas a esse ar por um longo período de tempo tendem a sofrer o ressecamento das vias aéreas, o que resulta em dificuldades para respirar, tosse, sensibilidade na garganta, e irritação no nariz e nos olhos.

Além disso, quando ressecados, os cílios vibrantes que revestem a mucosa nasal são paralisados e impedidos de proteger nosso organismo da entrada de vírus, bactérias e fungos. Desta forma, o risco de contrair infecções aumenta significativamente. E isso é ainda mais grave para quem já apresenta quadros de alergias, pois a mucosa fica ainda mais irritada, o que causa crises de espirro nos indivíduos.

Por conta desses casos é que a limpeza do aparelho de ar condicionado é estritamente essencial, podendo evitar o agravamento de doenças, como resfriados, pneumonia, conjuntivite, asma, rinite e outras alergias respiratórias. Tanto o filtro quanto o duto do aparelho acumulam impurezas, o que faz com que o ar que circula fique contaminado por bactérias, ácaros, fungos e pelos de animais. Dessa forma, é preciso higienizar o filtro e o duto do ar condicionado frequentemente. Isso pode ser feito facilmente em casa, mas é preciso contatar um técnico para realizar uma limpeza profunda pelo menos uma vez ao ano.

limpeza-ar-condicionado-central-ar-1024x680

 

 

Foto: Reprodução.

Os fabricantes indicam que a limpeza seja feita, pelo menos, a cada dois meses. É preciso retirar o aparelho da tomada antes da higienização, e então o filtro deve ser retirado e lavado com sabão neutro para tirar a poeira, e só colocado no lugar depois de seco. Confira um tutorial sobre como realizar essa limpeza de forma simples

httpv://youtu.be/A6oECOD3ueI

Realizando a limpeza periódica do aparelho de ar condicionado, o seu rendimento aumenta significativamente, enquanto o seu consumo de energia é reduzido, ajudando tanto na conta de luz, quanto o meio ambiente. Além disso, a vida útil do aparelho é prolongada, bem como do compressor, enquanto protege contra a corrosão. Quando essa manutenção é feita, o ar condicionado passa a ter a função de barrar a poluição, evitando que a mesma chegue ao interior do ambiente. Mas, com o tempo, a umidade e o calor da parte externa do aparelho cria um ambiente propício para a proliferação de impurezas. Por isso, não se esqueça de manter o seu ar condicionado sempre limpo!

IMG_-4-hábitos-que-prejudicam-a-saúde_AR-CONDICIONADO1

 

 

Foto: Reprodução.

Preste atenção no aparelho da sua casa, do carro e do trabalho, contribua com a saúde de todos que usufruem do uso do ar condicionado. É simples e fácil de realizar a limpeza regularmente, então não tenha medo de usar o seu ar condicionado da maneira certa. Cuide da saúde de quem você gosta!

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Prêmios de loterias não resgatados somam R$ 326 milhões em 2017

Avalanche isola hotel e pousada nos Alpes italianos

Por que os surfistas têm 3 vezes mais chances de ter bactérias super-resistentes no corpo

White Martins abre inscrições para programa de estágio


Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife e deixa dois mortos

Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife e deixa dois mortos


Lula irá a Porto Alegre nesta terça-feira, diz Gleisi Hoffmann

Lula irá a Porto Alegre nesta terça-feira, diz Gleisi Hoffmann


Sisu 2018 vai abrir inscrições à 0h desta terça, diz MEC

Sisu 2018 vai abrir inscrições à 0h desta terça, diz MEC


Decreto autoriza Nubank a virar banco

Decreto autoriza Nubank a virar banco