Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Conab reduz pela terceira vez a estimativa para soja


terça-feira, 10/março/2015
Conab reduz pela terceira vez a estimativa para soja

As adversidades climáticas em várias regiões do país, inclusive na colheita, fizeram com que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduzisse mais uma vez a estimativa da produção brasileira de soja. De acordo com o 6º levantamento divulgado pelo órgão, nesta terça-feira (10), o Brasil deve colher 93,26 milhões de toneladas. No relatório anterior, em fevereiro, a projeção era para 94,58 milhões de toneladas de oleaginosa, enquanto em janeiro, o documento trazia o número de 95,9 milhões de toneladas. Mesmo assim, a estimativa atual apresenta um aumento de 7,14 milhões de toneladas (8,3%) em relação à safra passada.

No milho verão, a estimativa do órgão é de que o país retire 31,65 milhões de toneladas. A quantidade é 1,93 milhão de toneladas a menos que a safra anterior (6,1%).

Considerando os 15 grãos, a Conab estima que a safra brasileira 2014/15 atinja 198,5 milhões de toneladas. A previsão atual é 1,5 milhão de toneladas inferior ao levantamento de fevereiro, quando trouxe estimativa de 200 milhões de toneladas. No início do ano, no relatório de janeiro, a estimativa era atingir 202,18 milhões de toneladas. Mesmo assim, a projeção atual é 4,98 milhões de toneladas a mais em comparação com a temporada passada, quando foram colhidas 193,5 milhões.

A área destinada ao plantio de grãos deve ser praticamente a mesma que a da última safra, chegando a 57,03 milhões de hectares. Dentre as principais culturas, a soja deve ocupar 31,33 milhões de hectares. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 28 de fevereiro.

Expedição Safra

A estimativa para safra de grãos 2014/15 da Expedição Safra Gazeta do Povo, definida ainda na fase do plantio, permanece em 202 milhões de toneladas. Desde a segunda quinzena de janeiro, as equipes do projeto estão percorrendo os estados produtores para verificar a condição das lavouras e, caso necessário, reajustar o indicador total da safra, inclusive porque ainda existem dúvidas quanto as áreas que serão dedicadas ao milho safrinha e ao trigo.

Até o momento, com dados dos nove estados já visitados (serão 16 no total), incluindo os três principais produtores, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, a estimativa da produção de soja foi reduzida de 96,1 milhões de toneladas para 93,2 milhões de toneladas. Porém, esse número ainda não é fechado e depende dos dados dos demais estados que serão percorridos pelas equipes do projeto.

Gazeta do Povo

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Assembleia paulista aprova lei que facilita sujar nome de devedor

Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

Black Friday: veja os principais problemas dos últimos anos e listas de empresas mais reclamadas

Anthony Garotinho e Rosinha Matheus são presos


Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta

Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta


Operários acham suástica gigante na Alemanha

Operários acham suástica gigante na Alemanha


Unicamp aprova cotas étnico-raciais no vestibular 2019

Unicamp aprova cotas étnico-raciais no vestibular 2019


TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato

TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato