Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Conheça o Aquila, o drone gigante do Facebook movido a energia solar

O Facebook quer ampliar a cobertura de internet a cerca de quatro bilhões de pessoas, ou 60% dos habitantes do planeta


sexta-feira, 22/julho/2016
Conheça o Aquila, o drone gigante do Facebook movido a energia solar

O Facebook anunciou na quinta-feira (21) ter realizado o primeiro teste bem-sucedido com seu drone Aquila em tamanho real, que deve ser utilizado para levar a internet a zonas remotas do planeta.

“Durante meses fizemos testes de voo com uma versão menor, com um quinto do tamanho do Aquila, mas esta foi a primeira vez que o fizemos com o aparelho em tamanho real”, disse Jay Parikh, chefe de engenharia da rede social americana, em um comunicado.

Uma porta-voz afirmou que o teste foi feito em Yuma Proving Ground, uma base militar de testes situada no estado do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos.

O projeto do Facebook consiste em criar uma rede deste tipo de drones movidos a energia solar, colocando-os de forma fixa a grandes altitudes e utilizando laser para conectá-los entre si, com os equipamentos de comunicação em terra e com os satélites.

Os drones serviriam como repetidores de sinais para as zonas embaixo deles.

Alphabet, a casa matriz do gigante da internet Google, trabalha em uma ideia similar, mas com balões aerostáticos em vez de drones.

Testando os limites

No seu primeiro teste em tamanho real, o Aquila voou a baixa altitude durante 96 minutos, o triplo do tempo previsto, disse o Facebook.

O teste permitiu coletar dados para verificar as reações do drone em condições reais a turbulências ou ao vento, sua aerodinâmica, a confiabilidade do sistema de piloto automático e seu consumo de energia.

“Vamos comprovar os limites do Aquila com uma longa série de testes nos próximos meses e anos”, indicou Jay Parikh. “Botaremos o Aquila para voar mais rápido, mais alto e durante mais tempo, para levá-lo finalmente a mais de 60.000 pés”, uma altura de cerca de 18 km, que deverá ser sua altitude de cruzeiro.

O Aquila consiste em uma grande asa de fibra de carbono, com uma envergadura similar à de um Boeing 737, mas com um peso menor que o de um automóvel pequeno. O objetivo é que alcance uma autonomia de voo (tempo máximo) de três meses.

O Facebook quer ampliar a cobertura de internet a cerca de quatro bilhões de pessoas, ou 60% dos habitantes do planeta, que não têm acesso à rede, segundo a rede social, principalmente nos países emergentes.

 

Gazeta do Povo


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Dolores O’Riordan, cantora do Cranberries, morre aos 46 anos

Jovem morta por ‘inveja’ fez post xingando suspeita: ‘Despeitada’

Após três anos de queda, venda de ônibus e caminhões tem alta de 5%

Mega-Sena, três apostas dividem R$ 12 milhões


Preços da gasolina e do diesel sobem hoje nas refinarias

Preços da gasolina e do diesel sobem hoje nas refinarias


“Como estava solteiro, esse dinheiro de auxílio moradia usava pra comer gente.”, diz Bolsonaro

“Como estava solteiro, esse dinheiro de auxílio moradia usava pra comer gente.”, diz Bolsonaro


S&P rebaixa nota de crédito do Brasil

S&P rebaixa nota de crédito do Brasil


Suzane Richthofen tem parecer favorável para cumprir resto da pena em liberdade

Suzane Richthofen tem parecer favorável para cumprir resto da pena em liberdade