Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Inscrições para o ProUni são abertas nesta quinta-feira


quarta-feira, 16/janeiro/2013
Inscrições para o ProUni são abertas nesta quinta-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas nesta quinta-feira, 17. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site http://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo vai até as 23h59 de 21 de janeiro.

 

O ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o ProUni deve oferecer cerca de 99 mil bolsas integrais e 45 mil parciais (50% da mensalidade). A oferta de bolsas de estudos está disponível na página do ProUni na internet.

 

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ProUni permite que estudantes de baixa renda possam estudar de graça em uma universidade particular.

 

O processo seletivo será composto de duas chamadas. A lista dos estudantes pré-selecionados em primeira chamada estará disponível no portal do ProUni no dia 24 de janeiro. A segunda chamada sai em 8 de fevereiro.

 

O estudante pré-selecionado deve observar os prazos para comparecer à instituição de ensino superior em que pretende fazer seu curso e comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. No caso da primeira chamada, a conferência vai de 24 a 31 de janeiro. Na segunda chamada, de 8 a 19 de fevereiro.

 

Os candidatos não selecionados podem ter uma segunda chance, por meio da lista de espera. Para participar, o estudante deve manifestar interesse no portal do programa nos dias 24 e 25 de fevereiro. A lista terá duas chamadas, uma no dia 28 de fevereiro e outra em 8 de março.

 

Para concorrer às bolsas do ProUni, o aluno tem de ter participado do Enem de 2012, entre outros pré-requisitos. De acordo com as novas regras do programa, o estudante precisa ter obtido a nota mínima de 450 pontos, correspondente à média aritmética das cinco provas do exame. Anteriormente, a pontuação mínima exigida era de 400.

 

Criado em 2004, o ProUni concede bolsas de estudo integral e parcial em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Dados do Ministério da Educação indicam que o ProUni atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2012, a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsa integral.

 

Estadão


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Prefeito de Petrópolis, pede desculpa e diz que vai revogar lei do Dia do Servidor ‘Bonito Esteticamente’

Demora em associar ruído a submarino que desapareceu causa polêmica na Argentina

Anatel começa a bloquear celular pirata a partir de maio de 2018

Parceiro de Alceu Valença, cantor e compositor Tito Lívio morre aos 60 anos, em Olinda


Estudo aponta contaminação por cocaína no mar do litoral de SP

Estudo aponta contaminação por cocaína no mar do litoral de SP


Mega-Sena, ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 60 mi

Mega-Sena, ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 60 mi


Assembleia paulista aprova lei que facilita sujar nome de devedor

Assembleia paulista aprova lei que facilita sujar nome de devedor


Black Friday: veja os principais problemas dos últimos anos e listas de empresas mais reclamadas

Black Friday: veja os principais problemas dos últimos anos e listas de empresas mais reclamadas