Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Operação do Gaeco prende vice-prefeito de Itapema, seu pai e mais nove pessoas


terça-feira, 01/dezembro/2015
Operação do Gaeco prende vice-prefeito de Itapema, seu pai e mais nove pessoas

Por volta das 6h da manhã desta terça-feira, o Gaeco deflagrou ação no município de Itapema e prendeu o vice-prefeito, Giliard Reis (PMDB), e seu pai, José Francisco Reis Filho, conhecido como Dedeca. Ao todo, a Operação “Garoupa” prendeu 11 pessoas, entre elas agentes públicos e empresários do ramo de construção civil, em Itapema (10) e em Balneário Camboriú (1).

 

Os policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) fizeram buscas na prefeitura de Itapema, e fecharam áreas inteiras para apreender documentos, como na secretaria planejamento urbano. Também foram realizadas buscas na secretaria de obras e na Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci). Entre os crimes investigados estão os de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

 

Dagmara Spautz: Vice-prefeito de Itapema é preso em operação do Gaeco

 

Na Câmara de Vereadores, o Gaeco fez buscas no gabinete do vereador Wesley Carlos da Silva (PSDB), o Lelé. Atualmente, o parlamentar está fora do país. Ainda não foram divulgados os nomes de todos os presos na ação policial.

A operação foi nomeada “Garoupa” em razão das suspeitas de que pessoas envolvidas nos crimes investigados utilizavam essa expressão ao falar do pagamento de propina, uma alusão à cédula de R$ 100, que traz em seu verso ilustração dessa espécie de peixe.

Durante a operação, além de documentos, os policiais do Gaeco apreenderam carros de luxo dos investigados pela operação no bairro Meia-Praia. Uma coletiva de imprensa sobre a operação será realizada às 13h desta terça-feira na sede da Polícia Militar do município.

 

A reportagem entrou em contato com o advogado de Giliard e de José Francisco, Sandro Schauffert. Ele afirmou que ainda não recebeu nenhuma informação sobre quais as acusações do Ministério Público e está indo para o Litoral se inteirar sobre a situação dos seus clientes. Ele atua em Joaçaba. Deve passar uma posição oficial à tarde sobre a situação do político e de seu pai.

 

Todos os presos já foram levados para o Complexo Penitenciário de Canhanduba, em Itajaí, ainda na manhã desta terça-feira. Por volta das 11h30, os policiais permaneciam na prefeitura municipal, realizando buscas nos setores de informática e de planejamento urbano.

 

As investigações

 

Também estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, além de 10 mandados de condução coercitiva e outras medidas cautelares em órgãos públicos, empresas, escritórios, imobiliárias e residências, na cidade de Itapema e um em Balneário Camboriú. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz da Vara Criminal da Comarca de Itapema.

 

A Operação “Garoupa” é fruto de investigações realizadas desde o mês de maio de 2015 pelo GAECO e visa a apuração de crimes praticados contra a administração pública, entre os quais concussão, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa, prevaricação e associação criminosa.

DC


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Lula irá a Porto Alegre nesta terça-feira, diz Gleisi Hoffmann

Sisu 2018 vai abrir inscrições à 0h desta terça, diz MEC

Decreto autoriza Nubank a virar banco

PF diz que uso de algemas nos pés e nas mãos de Cabral foi para garantir a segurança do próprio preso, dos policiais e de terceiros


Operadoras bloquearam 1,6 milhão de celulares em 2017, número recorde

Operadoras bloquearam 1,6 milhão de celulares em 2017, número recorde


Olivia Lua, atriz pornô de 23 anos, morre em clínica de reabilitação nos EUA

Olivia Lua, atriz pornô de 23 anos, morre em clínica de reabilitação nos EUA


5 bilionários brasileiros concentram mesma riqueza que metade mais pobre no país, diz estudo

5 bilionários brasileiros concentram mesma riqueza que metade mais pobre no país, diz estudo


Concursos: pelo menos 16 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher 2,4 mil vagas

Concursos: pelo menos 16 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher 2,4 mil vagas