Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Quem é o vilão: o açúcar ou a gordura?


segunda-feira, 05/janeiro/2015
Quem é o vilão: o açúcar ou a gordura?

No princípio, o homem criou o açúcar e a gordura e eis que os dois passaram a fazer parte do dia a dia da alimentação da maior parte da população em todo o mundo. E aí vieram os problemas cardíacos e a obesidade e a hipertensão e a diabetes e, então, como o acúmulo de gordura no corpo é um dos causadores de tudo isso, ela foi considerada a grande vilã no prato das pessoas. Agora, o açúcar foi considerado o pior dos piores dos alimentos. Gordura ou açúcar: eis a questão.

– A associação dos dois em grande quantidade faz muito mal. Sabendo como e o quanto consumir, tanto a gordura quanto o açúcar podem fazer bem às pessoas – explica a nutricionista Danielle Matte.

É comum, entre as pessoas mais velhas, passarem por hipoglicemia, a baixa taxa de açúcar no sangue. Mas se engana quem acha que é porque o açúcar é essencial na vida da terceira idade.

– Eles ficam muito tempo sem comer, por esquecimento ou por não ter vontade, e isso faz com que a taxa de glicose no sangue diminua consideravelmente. Suor, fraqueza, visão turva e até convulsão estão entre os sintomas da hipoglicemia – afirma Debora Schneck, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento.

Também comum nas pessoas com mais de 50 anos é o diabetes, que acontece quando as taxas de glicose no sangue são muito altas em decorrência da falta ou incapacidade da insulina atuar no organismo. A medida correta, segundo Debora, é, uma vez que os açúcares estão presentes em diferentes alimentos, evitar consumi-lo nas formas clássicas.

Com o avanço da idade, o metabolismo vai ficando mais lento e a digestão não acontece da mesma forma. Por isso, o acúmulo de gordura e a obesidade são tão comuns e preocupam quando ocorrem nessa faixa etária. A gordura, portanto, precisa escolhida a dedo. Monoinsaturadas e polinsaturas são itens obrigatórios no prato de quem já passou dos 50. Escolha castanhas, amêndoas, linhaça, azeite de oliva, atum, sardinha, salmão. Esse tipo de gordura fornece energia e contribui para a absorção de vitaminas, segundo Danielle.

– A saturada pode ser consumida também, mas não deve ser o único tipo de gordura. 30% da alimentação de um adulto mais velho deve ser gordura. Se a ingestão de carnes vermelhas, manteiga e creme de leite representar uma pequena parte dessa porcentagem e o resto ser completado por gorduras insaturadas, tudo bem. No entanto, as gorduras trans sempre serão vilãs, em qualquer quantidade – diz.

Produzida por hidrogenação, ao sofrer um processo químico na indústria, a gordura trans é mais aderente e está presente em margarinas, biscoitos, batatas fritas, sorvetes e salgadinhos de pacote. Junto com as “trans”, Danielle conclui que o açúcar também é um vilão.

– Sendo um carboidrato simples, o açúcar está diretamente ligado à obesidade e outras doenças. Por isso, se precisar de um doce, opte por frutas. Além disso, alimentos salgados e sucos de caixinha têm altos índices de açúcares na fórmula.

Debora e Danielle são taxativas: olhar o rótulo dos alimentos mostra quem é realmente o vilão na alimentação.

DC


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Anatel começa a bloquear celular pirata a partir de maio de 2018

Parceiro de Alceu Valença, cantor e compositor Tito Lívio morre aos 60 anos, em Olinda

Estudo aponta contaminação por cocaína no mar do litoral de SP

Mega-Sena, ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 60 mi


Assembleia paulista aprova lei que facilita sujar nome de devedor

Assembleia paulista aprova lei que facilita sujar nome de devedor


EUA aprovam nova droga anti-HIV: a primeira a juntar dois compostos da nova geração

EUA aprovam nova droga anti-HIV: a primeira a juntar dois compostos da nova geração


Black Friday: veja os principais problemas dos últimos anos e listas de empresas mais reclamadas

Black Friday: veja os principais problemas dos últimos anos e listas de empresas mais reclamadas


Anthony Garotinho e Rosinha Matheus são presos

Anthony Garotinho e Rosinha Matheus são presos