Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Reino Unido decide deixar a União Europeia em referendo

Opção por deixar o bloco europeu venceu por mais de 1,2 milhão de votos.


sexta-feira, 24/junho/2016
Reino Unido decide deixar a União Europeia em referendo

Em decisão histórica, que tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas, os britânicos decidiram em referendo deixar a União Europeia (UE). A opção de “sair” venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença, em resultado divulgado por volta das 3h desta sexta-feira (24).

A apuração foi divulgada por áreas de votação e a disputa, bastante acirrada. O “sair” começou à frente e chegou a ser ultrapassado pelo desejo de continuar na UE, mas logo retomou a liderança e foi abrindo vantagem até vencer com quase 51,9% dos votos. Foram 17.410.742 votos a favor da saída e 16.141.242 votos pela permanência.

A vitória da “Brexit” derrubou as Bolsas na Ásia e os mercados futuros da Europa e dos Estados Unidos antes mesmo de o resultado oficial ser divulgado. A libra esterlina, moeda do Reino Unido, despencou e chegou a atingir o menor valor frente ao dólar em 31 anos. No Japão, a Bolsa de Tóquio desabou quase 8%.

O referendo derrubou também o primeiro-ministro britânico, David Cameron. “Os britânicos votaram pela saída e sua vontade deve ser respeitada”, afirmou o premiê, que deve deixar o cargo em outubro. Ele ponderou que o país precisa de uma nova liderança para levar a decisão adiante. “A negociação deve começar com um novo primeiro-ministro”.

Oficialmente, o referendo não é “vinculante”, ou seja, ele não torna obrigatória a decisão de sair do bloco europeu. Mas o futuro primeiro-ministro britânico dificilmente será capaz de contrariar a decisão da população. Parlamentares também podem bloquear a saída do Reino Unido, mas analistas consideram que isso seria suicídio político.

O presidente do Banco Central da Inglaterra, Mark Carney, afirmou que levará algum tempo para que o Reino Unido estabeleça novas relações com a Europa e o resto do mundo. Disse também que uma volatilidade econômica “deve ser esperada”, mas não vai hesitar em tomar medidas adicionais para levar a economia adiante.

 

g1


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Horário de Verão começará em novembro e não mais em outubro a partir de 2018, informa Planalto

Novo recurso do WhatsApp aparece primeiro no Windows Phone

PT discute “filiação democrática” de Requião para ser vice de Lula

Adolescente desaparecida em Goiás é localizada no Paraná, diz delegada


Novo iMac Pro tem preço de carro 0km no Brasil

Novo iMac Pro tem preço de carro 0km no Brasil


Justiça torna réus acusados de desviar verbas da Lei Rouanet

Justiça torna réus acusados de desviar verbas da Lei Rouanet


Mega-Sena, ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 39 mi

Mega-Sena, ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 39 mi


Mendigo rouba 300 mil euros em aeroporto internacional de Paris

Mendigo rouba 300 mil euros em aeroporto internacional de Paris