Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Acig é parceira em projeto piloto que irá aproximar empresários e escolas da rede estadual de ensino

O Escola Também Compra é um projeto piloto em todo Paraná.


domingo, 10/julho/2016
Acig é parceira em projeto piloto que irá aproximar empresários e escolas da rede estadual de ensino

Na tarde de ontem (07) aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava o lançamento e assinatura do termo de cooperação técnica para a execução do Projeto Escola Também Compra. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Acig, Secretaria Estadual de Educação (SEED), Sebrae e Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava. Estiveram presentes no evento a Secretária Estadual de Educação, Ana Seres Trento Comin, o Diretor da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF) da SEED, Manoel José Vicente, o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, a Deputada Estadual Cristina Silvestri, os gestores de projetos do Sebrae Paraná Regional Centro, Agenor Felipe Krysa e Marlon da Rosa Faria, empresários, diretores e colaboradores das 59 escolas estaduais ligadas ao NRE local.

 

O Escola Também Compra é um projeto piloto em todo Paraná. A ideia é incentivar as empresas de Guarapuava e região a estarem aptas a participar dos processos de compra direta realizados pelas escolas estaduais. Só nos últimos três anos a verba de repasse às instituições públicas de ensino fundamental e médio da Rede Estadual por meio do Fundo Rotativo chegou a R$ 350 milhões.

 

Nesta mesma linha, o projeto também irá instrumentalizar gestores das instituições de ensino sobre as melhores formas de utilizar estes recursos e como realizar a prestação de contas dos mesmos. “Estamos dando o primeiro passo. Este é um processo de construção coletiva, uma iniciativa que irá somar, aproximando a classe empresarial da comunidade escolar”, enfatizou o presidente da Acig, Eloi Laércio Mamcasz.

 

A Secretária Ana Seres destacou que o Projeto Escola Também Compra vem ao encontro dos três pilares trabalhados pela SEED quando se pensa em autonomia das instituições de ensino: administrativo, pedagógico e financeiro. “O intuito de tudo isso é com foco no estudante. Esta parceria vai ajudar cada gestor na aplicação dos recursos financeiros”, avaliou.

 

Manoel José Vicente, Diretor da CAF da Seed, explicou que através do projeto será possível movimentar a economia local e facilitar o caminho dos gestores em busca de fornecedores. “Há certa dificuldade das escolas em realizar a compra direta no que se refere à busca de fornecedores e orçamentos. Pretendemos utilizar as informações do Escola Também Compra para criar um banco de dados local e regional, que permita aos gestores solicitar informações online das empresas previamente cadastradas”, declarou.

 

Para o Chefe do NRE de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, o projeto trará benefícios para as escolas e para a economia local. “Os gestores devem gerenciar estas verbas com autonomia e responsabilidade. Agradecemos a boa vontade e disposição de todos os envolvidos em atender ao projeto. Através dele será ampliado o contato com os fornecedores, evitando assim a atuação de atravessadores”, disse.

 

Já o Gestor de Projetos do Sebrae Marlon Rosa Faria lembrou a importância de, especialmente os micro e pequenos empresários, enxergarem os órgãos públicos como um nicho de mercado. “Falar de compras públicas é algo valioso. Elas representam um dos grandes fatores para a complementação da economia local, já que em muitas cidades pequenas as Prefeituras são as maiores empregadoras”, afirmou.

 

Na manhã desta sexta-feira (08) um grupo de trabalho formado pelos parceiros do Projeto Escola Também Compra esteve reunido para definir ações e o cronograma de atividades que serão realizados nos próximos meses.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
ACIG lança 2ª edição do Concurso Brilha Guarapuava

Agronomia da Unicentro obtém conceito máximo, 5, no Enade

ACIG orienta empresários sobre lei que determina uso de vagas estacionamento em prédios públicos e comerciais

Willian Waack para Presidente


Accor anuncia novos hotéis Ibis no Paraná

Accor anuncia novos hotéis Ibis no Paraná


Acig inicia as atividades para o fim de ano com entrega de kits da Campanha Natal Sonho Dourado

Acig inicia as atividades para o fim de ano com entrega de kits da Campanha Natal Sonho Dourado


ACIG entrega kits para empresas participantes da Campanha Natal Sonho Dourado

ACIG entrega kits para empresas participantes da Campanha Natal Sonho Dourado


Guarapuavanos participam do programa Estúdio C da RPC neste sábado

Guarapuavanos participam do programa Estúdio C da RPC neste sábado