Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

O melhor do humor judaico agora também no Superinformado


segunda-feira, 24/julho/2017
O melhor do humor judaico agora também no Superinformado

Além do nome inusitado, o novo blog de Gerson Guelmman, ‘E tudo acabou em Sfiha’, também chama a atenção pela peculiariade das histórias selecionadas. No espaço, Gerson Guelmann vem compondo uma coleção de memórias, comentários políticos e claro, sabedoria judaica – que está presente em quase todos os posts.

Com uma proposta simples e direta, os posts tocam em assuntos do cotidiano de forma ao mesmo tempo escancarada e sutil. O fundo ácido e o tom de ironia do humor judaico inspiraram Guelmann a criar um espaço para reunir um material que colecionou ao longo de sua vida, e que sempre teve vontade de compartilhar.

Gerson Guelman trabalhou com Jaime Lerner por 20 anos, como chefe de gabinete e coordenador de campanha. Por ter passado muito tempo ligado à política, ele conta que possui muitas histó- rias pitorescas que gostaria de publicar de alguma forma.

Foi assim que surgiu a ideia do blog. “Eu queria um espaço para contar minha história. O humor judeu é muito franco, e usá-lo para transmitir sabedoria é o que torna meu material diferente”, comenta. Ele também lembra que relacionar humor com política foi um ponto de partida para que ele começasse a escrever.

As postagens são diárias para manter o número de acessos. Guelmann conta que além de histórias de sua pró- pria vida, seleciona textos de sabedoria judaica – sempre com muito humor – de sites norte-americanos. “Nos Estados Unidos, há uma forte cultura de fazer piadas com judeus. Nós gostamos de fazer piada com nós mesmos, não temos o costume de nos levar muito a sério”.

Ele diz que sua relação com Jaime Lerner também o inspirou a manter o humor em qualquer circunstância. “O Jaime costumava dizer que não podemos levar a sé- rio quem se leva muito a sé- rio. Ele tem muito bom humor”, relata Guelmman.

O nome do blog vem justamente do ditado relacionado à política: e tudo acabou em pizza. ‘Como eu tenho uma casa de sfihas, nada mais apropriado do que dizer que tudo acabou em sfiha’.

Guelman afirma que o número de acesssos o surpreende a cada dia, e que recebe um ótimo retorno de leitores e amigos nas redes sociais. Muitos sugerem histórias e citações, o que ele considera muito importante.

A intenção de Guelmman é lançar um livro com a mesma proposta do blog. Para conferir o material, acesse: www.etudoacabouemsfiha.com.br.

 

Fonte: ParanaPortal


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus