Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Como funcionam as etapas de um treino de crossfit

Mas, como o esporte é relativamente novo, muitas pessoas ainda não sabem como o treino funciona.


quinta-feira, 14/setembro/2017
Como funcionam as etapas de um treino de crossfit

O crossfit é uma modalidade esportiva que está ganhando o gosto dos pernambucanos. Cada vez mais as pessoas estão aderindo à prática com o objetivo de melhorar a qualidade e o estilo de vida atráves de um bom condicionamento físico. Mas, como o esporte é relativamente novo, muitas pessoas ainda não sabem como o treino funciona. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com Fernando Fontelles, um dos sócios e coach do Vikings Crossfit Espinheiro.

 

Para começar é preciso entender que o crossfit é um programa de treinamento funcional. “Nós utilizamos exercícios que se aproximam dos movimentos diários de uma pessoa e que trabalham vários grupos musculares com alta intensidade e constante variação”, explica. Para praticar a modalidade não é preciso ser atleta ou ter um histórico esportivo, nem de musculação. “O objetivo é proporcionar bem-estar e saúde através do condicionamento físico. Isso é percebido na superação dos limites, com treinos que estimulam o aspecto físico, neuroendócrino e psicológico”, afirma.

 

O treinamento de crossfit começa com o “Warm up”, um tipo de aquecimento para ativar o corpo e preparar o aluno para os próximos exercícios. “Nessa etapa são realizados alongamentos para garantir mobilidade e maior flexibilidade ao corpo”, diz. A segunda parte da aula é reservada para a ‘Técnica’. “É o momento de treinar a força bruta ou aprender uma nova técnica para quem ainda não tem domínio do movimento. Quem já tem, deve aperfeiçoá-lo ou adicionar carga para ganhar mais força”, explica Fernando.

 

Em seguida é a vez do WOD (Workout of the day – treino do dia). “Aqui começa o treino em alta intensidade onde o aluno recebe estímulos mais metabólicos. Ele pode ser feito em vários modelos. Os principais são ‘For time’ (no qual as atividades devem ser realizadas no menor intervalo de tempo, o mais rápido possível), ‘AMRAP’ (As many rounds as possible – referente a quantas repetições de uma sequência é possível fazer no tempo determinado), e ‘EMOM’ (Every minute on the minute – nesse treino uma tarefa é designada a ser realizada dentro de um minuto)”, esclarece Fontelles.

 

Para encerrar a aula do dia, a última etapa é o ‘Cool down’ (volta à calma), alongamento final. “Ele é necessário para desacelerar e acalmar o corpo. Além disso, ele também proporciona maior mobilidade e flexibilidade”, explica.

 

Serviço:

Vikings Crossfit – Rua do Espinheiro, 319, Espinheiro, Recife.

Funcionamento: Segunda à sexta, das 6h às 21h30. Sábados, das 9h às 12h.

Público: A partir dos 17 anos

Telefone: (81) 3071.6376


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Corinthians acerta retorno de Emerson Sheik, herói do título da Libertadores

Inscrições para a 5ª Pesca Internacional ao Tucunaré estão abertas

Ex-top sofre acidente no Havaí, desmaia, tem convulsão e é salvo por brasileiro

John John Florence conta com tropeço de Medina e fatura o bi mundial no Havaí


Competição desafia guarapuavanos nas escadarias da Capela do Degolado

Competição desafia guarapuavanos nas escadarias da Capela do Degolado


Inscrições para o Desafio do Degolado terminam nesta quinta (14)

Inscrições para o Desafio do Degolado terminam nesta quinta (14)


Torneio Dalba está com as inscrições abertas

Torneio Dalba está com as inscrições abertas


Fifa suspende Guerrero por um ano. Peruano reagiu com “surpresa e decepção”

Fifa suspende Guerrero por um ano. Peruano reagiu com “surpresa e decepção”