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Como funcionam as etapas de um treino de crossfit

Mas, como o esporte é relativamente novo, muitas pessoas ainda não sabem como o treino funciona.


quinta-feira, 14/setembro/2017
Como funcionam as etapas de um treino de crossfit

O crossfit é uma modalidade esportiva que está ganhando o gosto dos pernambucanos. Cada vez mais as pessoas estão aderindo à prática com o objetivo de melhorar a qualidade e o estilo de vida atráves de um bom condicionamento físico. Mas, como o esporte é relativamente novo, muitas pessoas ainda não sabem como o treino funciona. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com Fernando Fontelles, um dos sócios e coach do Vikings Crossfit Espinheiro.

 

Para começar é preciso entender que o crossfit é um programa de treinamento funcional. “Nós utilizamos exercícios que se aproximam dos movimentos diários de uma pessoa e que trabalham vários grupos musculares com alta intensidade e constante variação”, explica. Para praticar a modalidade não é preciso ser atleta ou ter um histórico esportivo, nem de musculação. “O objetivo é proporcionar bem-estar e saúde através do condicionamento físico. Isso é percebido na superação dos limites, com treinos que estimulam o aspecto físico, neuroendócrino e psicológico”, afirma.

 

O treinamento de crossfit começa com o “Warm up”, um tipo de aquecimento para ativar o corpo e preparar o aluno para os próximos exercícios. “Nessa etapa são realizados alongamentos para garantir mobilidade e maior flexibilidade ao corpo”, diz. A segunda parte da aula é reservada para a ‘Técnica’. “É o momento de treinar a força bruta ou aprender uma nova técnica para quem ainda não tem domínio do movimento. Quem já tem, deve aperfeiçoá-lo ou adicionar carga para ganhar mais força”, explica Fernando.

 

Em seguida é a vez do WOD (Workout of the day – treino do dia). “Aqui começa o treino em alta intensidade onde o aluno recebe estímulos mais metabólicos. Ele pode ser feito em vários modelos. Os principais são ‘For time’ (no qual as atividades devem ser realizadas no menor intervalo de tempo, o mais rápido possível), ‘AMRAP’ (As many rounds as possible – referente a quantas repetições de uma sequência é possível fazer no tempo determinado), e ‘EMOM’ (Every minute on the minute – nesse treino uma tarefa é designada a ser realizada dentro de um minuto)”, esclarece Fontelles.

 

Para encerrar a aula do dia, a última etapa é o ‘Cool down’ (volta à calma), alongamento final. “Ele é necessário para desacelerar e acalmar o corpo. Além disso, ele também proporciona maior mobilidade e flexibilidade”, explica.

 

Serviço:

Vikings Crossfit – Rua do Espinheiro, 319, Espinheiro, Recife.

Funcionamento: Segunda à sexta, das 6h às 21h30. Sábados, das 9h às 12h.

Público: A partir dos 17 anos

Telefone: (81) 3071.6376


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