Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa? Veja cinco mitos e verdades sobre o esporte

Confira as dúvidas mais comuns desta modalidade


terça-feira, 24/outubro/2017
Crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa?  Veja cinco mitos e verdades sobre o esporte

Os boxes de crossfit estão super em alta na cidade. Mas, por ainda serem relativamente recentes, muitos mitos foram criados e várias dúvidas estão surgindo por trás da modalidade. Os adeptos do esporte buscam os exercícios de alta intensidade e é justamente isso que faz as incertezas surgirem.

 

Para quem não conhece, o treino é composto por exercícios funcionais, alcançando 10 capacidades físicas. “Um dos mitos mais comuns do crossfit é que a modalidade é restrita a atletas. Isso não é verdade, porque ele pode sim ser praticado por qualquer pessoa”, explica Fernando Fontelles, sócio e coach do Vikings Crossfit. Para ajudar a esclarecer os mitos e as verdades, o especialista listou as cinco dúvidas mais comuns. Confira:

 

É possível conciliar o Crossfit com outras modalidades?

Verdade. Por ser caracterizado como um esporte, o crossfit pode sim ser realizado em conjunto com outras modalidades, como a musculação, por exemplo. “A musculação serve sempre como uma atividade complementar para qualquer esporte, mas com o intuito de fortalecimento específico muscular ou articular, e não de hipertrofia como no caso do bodybuilding”, explica Fernando.

 

Crossfit lesiona mais que os outros esportes?

Esse é o maior mito. O crossfit é baseado em movimentos funcionais, cujo corpo humano já está preparado para realizar. Um dos maiores objetivos do esporte é devolver essas capacidades que perdemos com o passar dos anos devido ao sedentarismo. É importante sempre procurar locais que sejam devidamente certificados e tenham profissionais capacitados para ensinar e acompanhar a execução dos movimentos, o que ajuda a prevenir lesões.

 

Crossfit traz benefícios para a saúde?

Verdade. O crossfit é uma atividade que melhora o condicionamento físico, além de ajudar no emagrecimento, ganho de massa muscular e fortalecimento de músculos e articulações. Ele traz benefícios para a saúde mental e corporal.

 

Existe o risco de passar mal praticando o crossfit?

Os treinos são realizados em alta intensidade sim, mas a essa intensidade é relativa a cada pessoa. Desta forma, o treino é devidamente adaptado para cada integrante da aula e cada um vai trabalhar em cima da sua capacidade máxima. O coach e o atleta devem estar em constante sintonia para ajustar o treino.

 

O crossfit é estimulante e constante?

Verdade. O esporte promove um desafio diferente a cada dia, fazendo com que seja um limite a ser superado. Além de se constituir por movimentos contínuos e ininterruptos, perfeito para quem quer fugir da monotonia. “Basta conhecer o crossfit para saber que é um esporte instigante e que com dedicação você atinge todos os seus objetivos”, finaliza Fernando Fontelles.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Mateus Gatti representa Guarapuava no maior evento de kickboxing da América Latina

Treinamento funcional: O queridinho dos exercícios físicos

Carnaval terá corrida de rua no litoral do Paraná

Inscrições para a Corrida da Padroeira podem ser feitas até quinta-feira (1º)


Julio Cesar volta ao Flamengo: “Vontade de ser campeão”

Julio Cesar volta ao Flamengo: “Vontade de ser campeão”


Djokovic sofre com dores, luta até o fim, mas cai diante de sul-coreano na Austrália

Djokovic sofre com dores, luta até o fim, mas cai diante de sul-coreano na Austrália


Big rider português surfa bomba e pode quebrar recorde de McNamara em Nazaré

Big rider português surfa bomba e pode quebrar recorde de McNamara em Nazaré


Corinthians acerta retorno de Emerson Sheik, herói do título da Libertadores

Corinthians acerta retorno de Emerson Sheik, herói do título da Libertadores