Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Pasta americana e talento de sobra: Ramon Serpa abre programação paralela do Balneário Saboroso

Praticamente tudo é comestível, exceto o cabo e miolo das folhas e flores, que são feitos de arame e plástico.


quarta-feira, 13/julho/2016
Pasta americana e talento de sobra: Ramon Serpa abre programação paralela do Balneário Saboroso

Nozes, damasco, pasta americana e muito talento. Esses foram alguns dos ingredientes da receita que o cake designer Ramon Serpa apresentou na aula show que abriu a programação paralela da 7ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. O chef de Itajaí, que conquistou o segundo lugar na Batalha dos Confeiteiros América Latina com Buddy Valastro, lotou a cozinha pedagógica da Univali de Balneário Camboriú na noite desta terça-feira, 12.

Reconhecido pelas mãos habilidosas e pelos bolos criativos que faz com pasta americana, Ramon divertiu o público formado, em sua maioria, por alunos do curso de Gastronomia e confeiteiros. O cake designer contou que costumava usar em seus bolos (antes de cobrir com a pasta americana) doce de leite, mas que como esse ingrediente é muito cremoso acabava não ficando do jeito que queria. Já o ganache, por ser feito de chocolate, não ‘estufa’ e fica com boa aparência.

Ao longo da aula, Ramon deu várias dicas, inclusive de marketing para a área, e relatou que usa pasta americana industrializada, pois a natural pode escorrer em dias quentes ou rachar em dias frios. Após passar gel de brilho, que ajuda a fixar a pasta, e coloca-la em cima do bolo, Ramon o cobriu com corante em gel preto, aplicando-o com uma espuma e borrifando água para fazer vários tons de cinza. A inspiração foi a tendência do momento no mundo dos designers: a parede de concreto queimado. Ele finalizou o bolo com alguns detalhes em dourado e com flores cor-de-rosa. Praticamente tudo é comestível, exceto o cabo e miolo das folhas e flores, que são feitos de arame e plástico.

As plantas foram feitas de massa para flor (pasta de açúcar), moldadas e pintadas por Ramon. “O essencial é você acreditar no seu trabalho e apresentar uma coisa única. Eu conquistei o meu espaço porque faço um trabalho diferente. O cliente me procura sabendo disso. Você não pode esperar pela inspiração, precisa correr atrás dela. Ela está em todos os lugares”, disse.

Crédito das fotos: Renata Rutes


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Fim da onda do food truck leva empresários a se reinventarem

Coca-Cola lança nova bebida no Brasil

Clube da Carne promove curso de churrasco

Bistrô Vivere Parvo, um dos melhores restaurante do litoral


Wine.com.br comemora aniversário com  mais de 60 viagens para os fãs de vinho

Wine.com.br comemora aniversário com mais de 60 viagens para os fãs de vinho


Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes da América Latina de 2017

Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes da América Latina de 2017


Fogo de Chão leva clientes aos Estados Unidos

Fogo de Chão leva clientes aos Estados Unidos


Brasil vai ganhar segunda unidade do Hard Rock Cafe

Brasil vai ganhar segunda unidade do Hard Rock Cafe