Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Post-Quercus, o novo vinho de Filipa Pato

Os vinhos da Filipa Pato são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.


sexta-feira, 02/junho/2017
Post-Quercus, o novo vinho de Filipa Pato

Filipa Pato esteve em Curitiba. A simpática enóloga portuguesa – que até tem ligações familiares com o Brasil – veio apresentar seu novo lançamento, o vinho Post-Quercus, assinado também por seu marido, o sommelier William Wouters, que apresenta algumas características muito especiais, diferenciadas dos demais vinhos – incluindo os outros rótulos da sua vinícola.

Filipa e William desenvolveram uma pesquisa de valorização das tradições também no universo vinícola. Inspirados pelos métodos ancestrais de vinificação, sem negar os avanços que a tecnologia trouxe aos nossos dias, retomam-se técnicas milenares para a obtenção de vinhos autênticos e de grande personalidade. E foi por esse caminho que eles seguiram para chegar ao Post-Quercus – que significa “depois do carvalho”. Elaborado com a uva Baga, proveniente de diversos microclimas da região da Bairrada, esse exemplar é o resultado de vinhas que passaram por manejo com técnicas biodinâmicas praticadas no local desde a geração dos avós de Filipa.

O diferencial é a utilização de ânforas para a fermentação. As uvas são colhidas e selecionadas manualmente e então, como antigamente, o vinho fermenta e estagia em ânforas de barro, que mantêm a temperatura correta para a vinificação. O solo da Bairrada – região onde se localiza a vinícola – é composto de argila e calcário e quando os romanos ocuparam essa região, já utilizavam esta técnica para a elaboração do vinho. A fermentação e o estágio desta forma possibilitam a troca de oxigênio e assim os taninos da Baga ficam muito mais macios, além de os aromas serem mais delicados do que seriam se elaborassem vinho por meio de outro processo – é o que ela explica. As ânforas são feitas de barro, o mesmo elemento que existe no vinhedo. Como a Baga gosta muito desse tipo de solo, surgiu a ideia de fermentá-la em ânfora.

O resultado é que o vinho pode ser desfrutado também mais jovem, além de ter potencial de guarda de aproximadamente 8 anos.

Harmonização perfeita

A degustação do novo lançamento de Filipa Pato aconteceu em um almoço no La Varenne, com uma harmonização das mais felizes proposta pelo chef Felipe Myiake. A inspiração para conceber a Galinha caipira cozida no próprio molho e legumes acompanhados com couscous marroquino veio lá mesmo de Portugal, onde se usa muito a ave para combinar com esse tipo de vinho.

E ficou perfeita, pois o Post-Quercus apresenta aromas de frutas delicadas, como cereja e ameixa e em boca é muito suculento. Além de excelente para ser degustado sozinho, acompanha peixe grelhado, camarão, lagosta ou outra carne leve, preparada de forma simples, com legumes frescos, justamente para acentuar a pureza do vinho. Indicado também com queijos de pasta mole, como Serra da Estrela, Brie e Camembert. Recomenda-se decantar e servir a uma temperatura entre 12ºC e 14ºC, ou seja, mais fresco que o comum para tintos, justamente por ser bem mais leve que a grande maioria.

O curioso é o tamanho a garrafa, um pouco menor que as tradicionais. O Post-Quercus é apresentado em garrafas de 500ml, pois, como a primeira edição, elaborada em 2013, foi muito pequena, diminuiu-se a capacidade para a obtenção de mais garrafas. Da safra 2015 foram produzidas 4.000 garrafas de 500ml e 1.500 garrafas de 1 litro.

Post-Quercus acaba de chegar ao país e deverá estar no mercado já a partir do início da semana entrante, com preço de venda sugerido R$ 155. Poderá ser encontrado nos seguintes locais, entre outros: Adega BrasilCasa da França e Adega Franco.

Os vinhos da Filipa Pato são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Lançamento-do-vinho-Post-Quercus-de-Filipa-Pato_040

 

 

 

 

 

 

 

Gazeta do Povo


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
O MasterChef Ivo Lopes e Chef guarapuavano servem jantar exclusivo em Pato Branco

Pizza gigante com 64 pedaços faz sucesso em pizzaria ‘especialista em exagero’

Chefs de cozinha participam de feira de degustação em Foz do Iguaçu

Fim da onda do food truck leva empresários a se reinventarem


Coca-Cola lança nova bebida no Brasil

Coca-Cola lança nova bebida no Brasil


Clube da Carne promove curso de churrasco

Clube da Carne promove curso de churrasco


Bistrô Vivere Parvo, um dos melhores restaurante do litoral

Bistrô Vivere Parvo, um dos melhores restaurante do litoral


Wine.com.br comemora aniversário com  mais de 60 viagens para os fãs de vinho

Wine.com.br comemora aniversário com mais de 60 viagens para os fãs de vinho