Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Rabanada: confira receitas deste doce tradicional do Natal

A rabanada não pode ficar de fora da ceia e é mais fácil de preparar do que você imagina. Escolha a sua favorita!


sábado, 23/dezembro/2017
Rabanada: confira receitas deste doce tradicional do Natal
Se existe uma sobremesa que é simbolo do Natal é a rabanada. Tão simples de fazer e com ingredientes tão baratos, ela se tornou uma obrigatoriedade nas mesas de Natal de todas as casas brasileiras.
O doce feito com pão, leite, ovo e polvilhado em açúcar e canela até pode ser bem calórico – pois é frito em óleo – mas com certeza vale cada caloria. Tradicionais também em Portugal, as rabanadas surgiram há um tempão, em tempos de comida escassa, e foi assim que o pão foi utilizado para fazer esse doce tão delicioso.
Rabanada Tradicional

*Receita da Nestlé
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha
20 fatias de pão francês amanhecidas
3 ovos bem batidos
Açúcar e canela em pó, para polvilhar

Modo de preparo
Forre uma assadeira retangular (33cm X 20cm) com papel manteiga, e unte o papel. Misture bem o leite condensado com uma xícara (chá) de água e a baunilha. Passe os pedaços de pão nesta mistura e nos ovos batidos Escorra-as e coloque-as fatias dos pães escorridas sobre o papel untado. Leve ao forno médio (180ºC) por 15 minutos ou até dourarem. Sirva polvilhada com açúcar e canela.

Rabanada de Vinho

*Receita por Edu Guedes
Ingredientes
2 pães amanhecido cortados em fatias
1 xícara (chá) de vinho tinto
3 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos batidos
Açúcar e canela a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo
Misture o vinho com o açúcar. Passe o pão nessa mistura e retire o excesso. Passe então nos ovos batidos e retire o excesso. Frite em óleo quente. Passe no açúcar com canela. Dica do Edu: você pode substituir o vinho tinto pelo suco de uva integral e ao invés de fritar as rabanadas em óleo de imersão, passar na frigideira com azeite ou óleo de coco.

Rabanada de Forno

*Receita do Gshow
Ingredientes
5 pães franceses (amanhecidos)
500 ml de leite
1 colher de sopa de mel de laranjeira
2 ovos batidos
açúcar com canela misturados a gosto
1 colher de mel

Modo de preparo
Com uma faca de serra, retire a casca dos 5 pães franceses, deixando casca apenas na parte de baixo de cada pão. Depois corte cada pão em fatias com +/- 1 cm de espessura. Reserve. Em uma tigela, coloque 500 ml de leite, 1 colher de mel e 2 ovos batidos e misture bem. Mergulhe as fatias de pão nesta mistura molhando bem, mas mantendo as fatias firmes. Arrume as fatias de pão molhadas em uma assadeira untada com bastante manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela misturados a gosto. Sirva em seguida. Observação: Se desejar, após molhar o pão na mistura de leite e ovos, passe rapidamente pela mistura de açúcar com canela e leve para assar numa assadeira untada.

Rabanada com Recheio de Doce de Leite

*Receita da União
Ingredientes
2 ovos (120g)
2 xícaras (chá) de leite (400ml)
4 colheres (sopa) açúcar refinado (80g)
2 colheres (sopa) de canela em pó
8 colheres (sopa) doce de leite pastoso
16 fatias pão para rabanada 1 cm de espessura
óleo para fritar

Modo de preparo
Bata os ovos com o leite. Reserve. Em uma tigela, misture o açúcar refinado UNIÃO e a canela em pó. Reserve. Separe 8 fatias de pão e coloque 1 colher (sopa) de doce de leite em cada fatia, cubra com as fatias restantes, formando como se fossem sanduíches e pressione com os dedos nas laterais para fechar bem. Em uma panela pequena, coloque óleo e leve ao fogo médio até aquecer. Passe as rabanadas recheadas na mistura de ovos e leite, e frite dos dois lados até dourar. Retire da panela, escorra em papel toalha e passe pela mistura de açúcar refinado e a canela. Sirva em seguida.

Rabanada de Panettone

*Receita da Bauducco
Ingredientes
1 panettone
1 copo e meio de leite
1/4 de copo de rum (opcional)
1 ovo
Uma pitada de sal
Manteiga para untar a frigideira
Canela a gosto

Modo de preparo
Corte o panettone em fatias  de 2 cm de largura. Misture o leite com o ovo e o sal em um prato fundo. Molhe as fatias de panettone ligeiramente nesta mistura. Espalhe  um pouco de manteiga em uma frigideira já aquecida e toste as fatias de panettone de ambos os lados até dourarem. Retire, polvilhe com canela e sirva imediatamente.

Rabanadas de Biscoito Champanhe

*Receita da Bauducco
Ingredientes
1 caixa de biscoitos champanhe com açúcar cristal
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de canela em pó
açúcar a gosto
óleo para fritar
açúcar e canela em pó a gosto, para polvilhar

Modo de preparo
Misture bem o leite com a canela em pó e adoce a gosto. Leve o óleo para aquecer em uma frigideira grande. Passe cada biscoito champanhe rapidamente pelo leite temperado e frite em seguida. Escorra em papel absorvente e passe pelo açúcar com canela. Sirva em seguida.

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus