Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Tender para ceia de Natal

Sua origem é americana. Depois de cozido, o tender se transforma em um presunto


segunda-feira, 14/dezembro/2015
Tender para ceia de Natal

O tender é um pernil de carne suína defumada e com temperos que adentrou no mercado brasileiro no final dos anos 1960 e foi diretamente para a mesa de Natal. O seu nome é derivado da embalagem usada na época que dizia “Tender Made”, isto é e traduzindo para o português, “Feito com Carinho”. Nos anos 80, a carne era assada com Coca-Cola para ficar mais caramelada e adocicada. Era acompanhado com fio de ovos que, naquela década, era uma novidade.

Sua origem é americana. Depois de cozido, o tender se transforma em um presunto; mas é bom tomar cuidado na hora de comprar: há produtos semelhantes compostos por “aglomerados de carne”. Hoje, pode-se encontrar a versão desossada, de preparo mais fácil. Além disso, ele é um prato versátil que combina com frutas cristalizadas, legumes cozidos, frutas em calda, arroz feito com as mais variações e farofa. Para dar ainda mais vontade, fatie bem tenramente o tender, pois o seu gosto permite um prazer gustativo inigualável e imensurável – igual quando se come cada pedacinho da barra de chocolate, vagarosamente.

Uma dica importante é com relação às sobras: a sugestão é que se guarde o tender ou, na impossibilidade disso, pegue as fatias e faça sanduíches com pão francês ou com pão de fôrma. Elas também podem dar um toque especial no salpicão ou na massa italiana.

A seguir, há uma receita do Tender à Califórnia onde se aproveitam todos os ingredientes e, de quebra, há uma receita de um molho especial; para evitar desperdício na cozinha.

TENDER CALIFÓRNIA

Ingredientes:

1 quilo de tender desossado; 1 xícara de chá de caldo de laranja; 1 xícara de chá de vinho branco seco; 1 lata de abacaxi em calda; 6 colheres de sopa de calda de abacaxi; ¼ de xícara de chá de mel; cravos-da-índia, pêssegos, figos e ramos de tomilho para decorar. (Obs: se quiser acrescentar ou alterar alguma das frutas por cerejas e ameixas, vai bem)

Modo de fazer:

Coloque a carne em uma tigela e agregue o suco de laranja, o vinho branco e a calda do abacaxi. Pegue o tender descongelado e cubra com filme. Leve à geladeira para marinar, no mínimo 12 horas. Caso isso não seja possível, ponha o tender num saco plástico com a marinada e feche bem;
Preaqueça o forno na temperatura de 180°C. Passe o tender e a marinada para uma assadeira. Com o auxílio de uma faca bem afiada, risque a superfície do tender em losangos e na junção destes, espete os cravos-da-índia;
Cubra o tender com papel alumínio e leve ao forno (já preaquecido) para assar por mais ou menos 20 minutos. Após isso, retire o papel alumínio. Pincele o tender com mel e volte ao forno, descoberto, para assar por mais 20 minutos. A cada 5 minutos, abra o forno e regue com o líquido da marinada no fundo da assadeira;
Pegue uma travessa e no centro dessa, disponha o tender. Fatie uma parte do tender e, ao redor da travessa coloque as frutas escolhidas. Ou, decore do seu jeito. Salpique com ramos de tomilho.
MOLHO

Ingredientes: todo o líquido da marinada que sobrou na assadeira; 2 colheres de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer:

Pegue uma panela média e derreta a manteiga. Junte a farinha e misture com uma colher de pau. Tudo isso em fogo médio por mais ou menos 2 minutos até ficar dourado. Após, abaixe o fogo e junte a marinada. Misture com um batedor e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe sem parar de mexer por 10 minutos até engrossar e apurar o sabor.

Bom apetite e Feliz Natal!


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Festival do Caranguejo em Shangri-lá reúne diversas atrações musicais; confira a programação

Crepe com massa de pão de queijo é sucesso nas praias do Paraná

Rabanada: confira receitas deste doce tradicional do Natal

O MasterChef Ivo Lopes e Chef guarapuavano servem jantar exclusivo em Pato Branco


Pizza gigante com 64 pedaços faz sucesso em pizzaria ‘especialista em exagero’

Pizza gigante com 64 pedaços faz sucesso em pizzaria ‘especialista em exagero’


Chefs de cozinha participam de feira de degustação em Foz do Iguaçu

Chefs de cozinha participam de feira de degustação em Foz do Iguaçu


Fim da onda do food truck leva empresários a se reinventarem

Fim da onda do food truck leva empresários a se reinventarem


Coca-Cola lança nova bebida no Brasil

Coca-Cola lança nova bebida no Brasil