Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Teste identifica irregularidades em seis marcas de água de coco

PROTESTE apontou diferenças entre a quantidade de sódio real e a informada, presença de conservantes e ausência de dados sobre conservação do produto


terça-feira, 01/agosto/2017
Teste identifica irregularidades em seis marcas de água de coco

Um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE)divulgado nesta segunda-feira (31) analisou seis marcas de água de coco brasileiras e identificou algumas irregularidades. Os rótulos analisados foram Do Bem, KeroCoco, Obrigado, Coco do Vale, Sococo e Ducoco. Os quesitos avaliados foram rotulagem, acidez, presença de açúcar e micro-organismos e análise sensorial.

Irregularidades foram identificadas em todas as marcas, com exceção da KeroCoco. De acordo com a avaliação final da PROTESTE, que considera a média entre os fatores analisados, as marcas maior nota são Do Bem, KeroCoco e Obrigado.

Em testes laboratoriais, a Associação descobriu diferenças entre as quantidades de sódio e potássio reais e as informadas nos rótulos e presença de conservantes. Além disso, também foi constatada a falta de dados sobre conservação e data de fabricação produto.

Análise

Com relação às informações presentes nos rótulos, a análise identificou uma variação de dados na rotulagem superior aos 20% permitidos. A Coco do Vale e DuCoco mostraram diferenças de mais de 30% para sódio e potássio. Já a Sococo chega a ter 64% a menos de sódio do que o informado no rótulo.

Segundo a Associação, “esse tipo de conduta configura oferta enganosa e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A oferta e apresentação de produtos deve assegurar informações corretas sobre suas características, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde dos consumidores”, declara a PROTESTE.

Outras informações irregulares presentes nos rótulos foram “100% coco praiano”, “sem conservadores” e “sem adição de açúcar”, afirmações que podem “induzir o consumidor a uma interpretação errada”. É o caso da Sococo, vendida como um produto natural, mas que traz entre os seus ingredientes sacarose e metabissulfito de sódio, substância que, segundo a PROTESTE, pode desencadear crises de asma em pessoas que sofrem da doença.

O teste aponta ainda que a marca DuCoco faz marketing utilizando uma característica natural do coco, ao afirmar que o produto é “0% gordura e colesterol”. Abaixo, em letras pequenas, a marca informa “como toda água de coco”.

A PROTESTE constatou que a marca Obrigado cumpre à risca as alegações de “sem adição de açúcar” e “sem adição de conservadores”. No entanto, assim como a marca Do Bem, deixa a desejar com relação a orientações sobre o armazenamento do produto. Segundo a Associação, as marcas “não alertam sobre o perigo à saúde quando essas indicações não são seguidas, como prevê a lei”.

Por fim, o teste verificou que das seis marcas testadas, quatro (Coco do Vale, DuCoco, KeroCoco e Obrigada) não apresentam a data de fabricação na embalagem. A informação permite que o consumidor opte por bebidas que tenham sido produzidas há menos tempo, no entanto não é prevista na legislação.

A PROTESTE enviou os resultados do teste à Anvisa e solicitou fiscalização ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, pedindo que sejam determinadas as adequações das embalagens.

Posicionamento

O Bom Gourmet entrou em contato com as empresas de água de coco. A Sococoafirmou que as informações do teste foram direcionadas ao setor de controle de qualidade da empresa e após análise e a marca terá um posicionamento. A DuCoco não se posicionou até a publicação dessa matéria. A Do Bem, a Obrigado e a Coco do Vale não atenderam às ligações do Bom Gourmet

 

 

Gazeta do Povo


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Brasil vai ganhar segunda unidade do Hard Rock Cafe

Gigante de bebidas Codorníu transfere sede da Catalunha

VEJA Comer & Beber premia os melhores da gastronomia curitibana

Secretaria da Mulher abre pré-inscrição para II Curso de Técnicas em Confeitaria


Aprenda a fazer o Super saudável Poke de Salmão

Aprenda a fazer o Super saudável Poke de Salmão


5º melhor vinho do mundo é brasileiro, e custa menos de R$ 50

5º melhor vinho do mundo é brasileiro, e custa menos de R$ 50


Brahma lança cerveja em evento na Alemanha para celebrar o Oktoberfest

Brahma lança cerveja em evento na Alemanha para celebrar o Oktoberfest


Temporada de lagostas: conheça locais para degustar a rainha do mar

Temporada de lagostas: conheça locais para degustar a rainha do mar