Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Estudantes protestam contra falta de repasses à Unicentro


quinta-feira, 03/dezembro/2015
Estudantes protestam contra falta de repasses à Unicentro

Estudantes de vários cursos da Unicentro estão promovendo ações de protesto nos campi da universidade, pela falta de repasses de recursos à instituição por parte do Governo do Estado. Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Guarapuava informou que instituiu ao longo dos últimos dias uma semana de lutas pelos repasses.

“A Reitoria considera legítimas as manifestações dos estudantes em defesa da manutenção do subsídio à alimentação. Trata-se de uma conquista implantada nessa gestão, mas que demandou anos de lutas e negociações. A ideia é que este subsídio seja um passo para consolidação de restaurantes universitários que funcionem nos moldes dos existentes nas demais universidades”, declarou Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro.

Enrique Ernesto Raez Martínez, presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (Cases) lembra que “muitos estudantes que dependem dessa ajuda às vezes até ficam sem almoçar ou sem jantar por falta do vale-alimentação e estão pensando em voltar para suas cidades, porque não vão conseguir se sustentar nesse final de ano”.

No início da semana, durante alguns atos, alunos jogaram diversos vales-alimentação e efetuaram inscrições na área onde recentemente foi instalada a Cápsula do Tempo da Unicentro, na entrada do campus Santa Cruz, em Guarapuava. Também em nota, o DCE informou que o protesto não teve o intuito de depredar o patrimônio da Universidade.

A Cápsula marcou as comemorações dos 25 anos da Unicentro e nela foram depositadas cartas, fotos e documentos da comunidade acadêmica e da sociedade, para serem abertas em 2040, nos 50 anos da Unicentro. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, explica que a Cápsula do Tempo não recebeu nenhum investimento de dinheiro público. “Trata-se de uma ação de comemoração ao aniversário de 25 anos da Unicentro e que foi mantida justamente porque tudo o que foi realizado em termos de obra no referido local ocorreu com doações de ex-alunos e de professores da Universidade. Não faria sentido, num cenário terrível de contingenciamento do custeio, colocar recursos em uma ação comemorativa, enquanto contas do dia a dia estão sem pagamento”, finalizou Aldo.

Ontem, alunos se reuniram nos campi da Unicentro para discutir a falta de repasse por parte do Governo. Nos próximos dias, outros atos estão previstos pelos estudantes, buscando alertar o Governo para que aja resolução nos repasses e consequente normalização do auxílio-alimentação e também da verba destinada às bolsas dos estagiários.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Câmara deve votar cassação de Eduardo Cunha nesta segunda-feira

Secretaria de Habitação promove sorteio para contemplados com casas no Residencial 2000

Reitor e vice-reitor da Unicentro são reconduzidos aos cargos para novo mandato

Em cerimônia de formatura, jovens e adultos recebem diplomas de conclusão do EJA


Núcleo de Mecânica e Autopeças promove ação de conscientização sobre manutenção de veículos

Núcleo de Mecânica e Autopeças promove ação de conscientização sobre manutenção de veículos


Fazenda Canaã realiza manhã recreativa

Fazenda Canaã realiza manhã recreativa


Coral dos Anjos emociona multidão no Parque do Lago com mensagem de esperança e amor

Coral dos Anjos emociona multidão no Parque do Lago com mensagem de esperança e amor


Empresas vencedoras do MPE Brasil e Acig são homenageadas

Empresas vencedoras do MPE Brasil e Acig são homenageadas