Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Plantio direto: Dia de Campo de Verão reforça a sustentabilidade dessa prática


quarta-feira, 26/fevereiro/2014
Plantio direto: Dia de Campo de Verão reforça a sustentabilidade dessa prática

Na manhã desta terça-feira (26), às 9h, teve início o Dia de Campo de Verão, organizado pela Coopertativa Agrária, com cerimônia de abertura realizada no auditório principal da estrutura armada na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), no distrito de Entre Rios.

Com objetivo de oferecer conhecimento e aprimoramento técnico aos cooperados, produtores rurais, pesquisadores e estudantes de graduação que comparecem ao evento, a organização promoveu a palestra “Avanços e desafios do plantio direto”, ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Eloir Denardin.

Abordando a temática principal do Dia de Campo, pautada no “Plantio direto, conservação da agua e do solo”, Denardin destacou a importância da agricultura conservacionista, que prega a preservação, manutenção e recuperação das propriedades do solo. “Essas propriedades, tanto físicas, biológicas e químicas, são essenciais para não comprometer a capacidade produtiva do terreno no plantio direto”, afirmou Denardin.

O plantio direto estabelece os preceitos de rotação de culturas, mínimo revolvimento da terra e a manutenção de palha na superfície do solo, ao mesmo tempo em que diminui os custos para o produtor. A Cooperativa Agrária adotou esse procedimento há cerca de 40 anos e registrou recordes em suas principais culturas: soja, milho, cevada e trigo.

Durante a palestra, o pesquisador da Embrapa destacou o acerto dos produtores da região, que mantém a cultura de milho em suas plantações, muito importante na preparação do solo por sua palha demorar mais para se decompor na superfície.

Por fim, Denardin reforçou a importância da diversificação de culturas e da adoção de procedimentos próprios para o clima tropical, diferentemente do que era adotado antigamente, com métodos vindos de regiões com climas diversos, como Estados Unidos e países da Europa.

Mercado de soja e milho

Em seguida, às 10h30, o gerente de negócios das unidades de milho e óleo e farelo de soja da Cooperativa Agrária, Ubiratan Wendler, subiu ao palco para discorrer sobre o mercado mundial de soja e milho.

Seguindo a linha de palestras específicas e técnicas, boa parte dos presentes permaneceu no auditório principal para conferir dados sobre a safra, produção e consumo, assim como as expectativas para o ano de 2014.

Com informações e gráficos sobre logística, estoque e total de área plantada dos maiores produtores mundiais, Ubiratan destacou a importância de, cada vez mais, o produtor rural entender os meandros que influenciam na formação do preço e comercialização da sua produção.

Outras duas palestras estão programadas para este Dia de Campo de Verão 2014. Elas ocorrerão amanhã, às 9h e às 13h30. O palestrante da manhã é o jornalista da Gazeta do Povo, José Rocher, que discorrerá sobre o projeto “Expedição Safra 2013/2014”. Já a tarde, o doutor em Filosofia e professor da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis de Barros Filho, abordará o tema “Cooperação”.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Câmara deve votar cassação de Eduardo Cunha nesta segunda-feira

Secretaria de Habitação promove sorteio para contemplados com casas no Residencial 2000

Reitor e vice-reitor da Unicentro são reconduzidos aos cargos para novo mandato

Em cerimônia de formatura, jovens e adultos recebem diplomas de conclusão do EJA


Núcleo de Mecânica e Autopeças promove ação de conscientização sobre manutenção de veículos

Núcleo de Mecânica e Autopeças promove ação de conscientização sobre manutenção de veículos


Fazenda Canaã realiza manhã recreativa

Fazenda Canaã realiza manhã recreativa


Coral dos Anjos emociona multidão no Parque do Lago com mensagem de esperança e amor

Coral dos Anjos emociona multidão no Parque do Lago com mensagem de esperança e amor


Empresas vencedoras do MPE Brasil e Acig são homenageadas

Empresas vencedoras do MPE Brasil e Acig são homenageadas