Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir afogamentos

A expectativa é que em 2015 ocorra o menor número de afogamentos dos últimos três anos


segunda-feira, 21/dezembro/2015
Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir afogamentos

O Corpo de Bombeiros reforça orientações para garantir a segurança dos banhistas nas praias, piscinas e no Interior do Paraná. Neste ano foram registradas 831 ocorrências de afogamento em todo o Estado, com 45 mortes. A expectativa da corporação é que em 2015 ocorra o menor número de afogamentos dos últimos três anos. Em 2014 foram 1.146 ocorrências e 55 óbitos e, em 2013, houve 1.219 ocorrências e 65 óbitos.

Para evitar esse tipo de incidente e garantir a segurança de quem deseja aproveitar as altas temperaturas, os bombeiros dão dicas para que a população possa se prevenir e aproveitar o verão. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Fernando Tratch, o maior número de ocorrências de afogamento acontece com homens com idade entre 16 a 23 anos.

Ele explica que buscar diversão nas cavas nesta época do ano é comum. Porém, pode ser perigoso, já que não há como saber qual é o relevo do local escolhido para banho – pode haver buracos, galhos, limo ou outros obstáculos que dificultam ou impedem a saída da água.

A prática de brincadeiras como saltos a partir de estruturas elevadas, como pedras e pontes, também devem ser evitadas em função do risco de acidentes relacionados a lesões da coluna vertebral, na cabeça, braços e pernas.

“Nas praias, procure sempre um local protegido por guarda-vida, pois o bombeiro estará próximo para fazer o atendimento e assim evitar que o pior aconteça. Em locais onde não existem postos de guarda-vidas, a recomendação é ficar em uma profundidade em que a água não ultrapasse o umbigo. Assim, se houver algum imprevisto, a pessoa tem boas chances de se salvar sozinha”, afirmou Tratch.

O capitão também ressalta que ao presenciar qualquer situação de emergência, é fundamental procurar imediatamente um posto do Corpo de Bombeiros ou ligar para o número 193.

Confira algumas medidas de prevenção ao entrar na água.

PRAIAS – Na orla da praia ficam distribuídas bandeiras de identificação que indicam a condição do mar naquele local. As bandeiras verdes sinalizam que o ponto é apropriado para banho e que é baixo risco de afogamento. As amarelas mostram que é preciso atenção ao entrar no mar e que o local é de médio risco. As bandeiras vermelhas alertam que o ponto é impróprio para banho, com alto risco de afogamento. As bandeiras amarelas com vermelho delimitam onde estão os postos salva-vidas e, portanto, os locais mais indicados para banho.

PISCINAS – A orientação do Corpo de Bombeiros com relação às piscinas é manter a supervisão constante de crianças, principalmente menores de nove anos, idosos e pessoas com deficiência. Também é importante estar alerta aos ralos e sistemas de bombeamento e filtragem para evitar sucção de cabelos e membros do corpo. Outra orientação é não utilizar objetos de vidro nas imediações.

OPERAÇÃO VERÃO – Neste ano, mais de 600 bombeiros vão atuar na Operação Verão 2015/2016. Eles serão divididos em 88 postos guarda-vidas e 13 equipes de serviço móvel de atendimento.

Para maiores informações sobre locais adequados para banhistas, consulte o site do Corpo de Bombeiros do Paraná, em www.bombeiros.pr.gov.br.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu

PRF apreende mais de R$ 240 mil em celulares de última geração

Obra de grande porte causa desvio no trânsito por vários dias

PRF apreende armamento escondido em Palio, na BR-277


Homem contrata programa sexual, se depara com travestis e procura polícia por ‘extorsão’

Homem contrata programa sexual, se depara com travestis e procura polícia por ‘extorsão’


Pérola do Oeste doa alimentos arrecadados no natal para SOS

Pérola do Oeste doa alimentos arrecadados no natal para SOS


Homem que aplicou golpes em mercados da região é preso em Laranjeiras

Homem que aplicou golpes em mercados da região é preso em Laranjeiras


IAP alerta para proteção da restinga no Litoral do Estado

IAP alerta para proteção da restinga no Litoral do Estado