Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Editora do Paraná lança livro de ex-ministro em Santa Catarina


segunda-feira, 30/junho/2014
Editora do Paraná lança livro de ex-ministro em Santa Catarina

O ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, fez o lançamento de seu livro, “Mar de Oportunidades”, pela editora ComPactos, na terça-feira (24) na Galeria de Arte do Teatro Municipal de Baleário Camboriú (SC). Nascido em Coronel Freitas (SC), Altemir mora em Balneário Camboriú e por isso escolheu a cidade para lançar seu livro. A publicação relembra o período de criação e consolidação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Criado em 2003, no início do governo Lula, a pasta se dedica a regular e fomentar o setor industrial (aquicultura) e proteger o sustento dos pescadores artesanais.

 

Gregolin, que ingressou no Ministério no ano seguinte à fundação e em 2006 foi nomeado titular, defende os investimentos no setor e alerta para o potencial econômico do pescado brasileiro. O livro conta os bastidores da articulação política pela criação e expansão da pasta, que inicialmente foi uma Secretaria Especial e, mais tarde, em 2009, sob a liderança de Gregolin, ganhou o status de ministério, tornando-o o primeiro a ocupar o cargo.

 

O autor lembra que a criação do MPA está relacionada à necessidade de dar um salto no setor. “O Brasil tem um dos maiores litorais e áreas alagadas do mundo, mas nossa participação na produção mundial ainda é pequena. Porém conseguimos avançar muito desde 2003, quase dobrando nossa produção”, ressalta.

 

A narrativa traz muitas informações sobre a política e a economia do setor em que Gregolin revela detalhes sobre o trabalho realizado na pasta, como a aprovação da Nova Lei da Pesca, a Cessão de Águas da União e a criação de linhas de crédito para o setor pesqueiro.

 

“A oposição e a grande mídia tentaram criar uma visão negativa do Ministério da Pesca, e a população não teve oportunidade de conhecer um trabalho que foi altamente positivo e segue rendendo frutos”. O autor também faz um retrospecto histórico e traça um amplo panorama do setor, destacando os pontos fortes, os entraves e os caminhos possíveis.

 

Após o fim de seu período à frente do ministério, Gregolin segue atuante e defende que o Brasil priorize investimentos públicos e privados no setor pesqueiro. No livro, ele mostra que o potencial de retorno econômico é alto.

 

“Os empresários vão se dedicar ao setor somente se sentirem que o governo está do lado deles, apoiando, financiando e desburocratizando o setor. Dessa soma de esforços aumentaremos a participação do pescado no PIB nacional, produzindo um alimento de alta qualidade, gerando emprego e renda digna para milhões de brasileiros”, argumenta Gregolin.

 

O prefácio de Mar de Oportunidades, foi escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Durante o período em que esteve a frente do Ministério da Pesca, Altemir Gregolin conheceu importantes nomes da política mundial, com eles trocou experiências e fez tratativas para o crescimento do setor da pesca no Brasil.

 

SERVIÇO: Título: Mar de Oportunidades – O potencial da pesca e aquicultura, a criação do Ministério e as políticas de estímulo ao setor – Autor: Altemir Gregolin – Editora ComPactos, 168 páginas, R$ 34,90

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Prefeitura de Ponta Grossa oferece 1,2 mil vagas em cursos profissionalizantes pelo Pronatec

Quase 500 toneladas de lixo são retiradas das praias do Paraná em um mês

Denúncia de maus tratos e abandono de animais pode ser feita pelo Portal da Prefeitura de Guaratuba

Suspeitos de tráfico de drogas são detidos em Guaratuba, no litoral do Paraná


Bernardo cumpre agenda em Guarapuava e região tratando de investimentos na Educação

Bernardo cumpre agenda em Guarapuava e região tratando de investimentos na Educação


Trem é atingido por deslizamento de terra na ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná

Trem é atingido por deslizamento de terra na ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná


Motorista que matou criança e invadiu casa em Guarapuava não tem CNH, diz PM

Motorista que matou criança e invadiu casa em Guarapuava não tem CNH, diz PM


Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu

Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu