Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Empresas de turismo e gastronomia conquistam Selo de Qualidade do Sebrae/PR

Com foco em gestão na excelência em prestação de serviços, 50 empresas do Paraná recebem o Selo de Qualidade em cerimônia durante a 22° Salão Paranaense de Turismo


quarta-feira, 09/março/2016
Empresas de turismo e gastronomia conquistam Selo de Qualidade do Sebrae/PR

Após uma série de diagnósticos, consultorias e orientações para indicar os melhores caminhos e atitudes para alcançar a excelência em qualidade, 50 empresas de turismo do Paraná estarão nesta sexta-feira, 11 de março, às 18 horas, na Expo Unimed Curitiba, para receber o Selo de Qualidade do Turismo. A entrega do selo faz parte do encerramento do primeiro ciclo do programa de capacitação do Sebrae/PR para estimular o crescimento econômico e sustentável das pequenas empresas do setor de turismo e gastronomia.

O programa Selo de Qualidade do Turismo, realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), a Federação deConvention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR) e a Paraná Turismo, teve início em maio de 2015, quando mais de 100 empresas das regiões de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, União da Vitória, Campos Gerais, e Litoral se cadastraram para participar.

Ao longo de aproximadamente seis meses, essas empresas responderam uma série de questionários, análises e avaliações específicas para criar e executar um plano de ação e atingir os mais altos padrões de qualidade. Como parte do diagnóstico, foi aplicada a visita do ‘turista oculto’, em que um consultor não identificado visitou as empresas para avaliar os serviços, desde a página de reservas do hotel ou restaurante, até as instalações e o atendimento.

“Todo o Programa tem como base os critérios de entidades e ferramentas como o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBClass), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Programa Alimentos Seguros (PAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)”, explica Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR.

Para a validação dos resultados e reconhecimento técnico, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi o responsável pela avaliação das empresas no final do processo. Das 83 empresas avaliadas pelo Instituto, 50 atingiram o índice de 80% nas análises de conformidade nos critérios de qualidade e receberão o selo. De acordo com o coordenador, essa é uma forma de distinguir as empresas que mais se preocupam com a qualidade na gestão e na prestação de serviços.

“O Selo de Qualidade no Turismo é um fator de diferenciação para as empresas que investem em excelência, uma vez que agrega valor com a otimização de processos, diversificação e melhoria de serviços, além de aumentar a sua rentabilidade”, afirma Aldo. Apesar disso, ele ainda alerta que o selo não é permanente. “Este selo terá validade para o ano de 2016, isto é, a empresa deve estar em constante melhoria e monitoramento de qualidade para a obtenção do selo nos anos seguintes”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR. Os meios de hospedagem e restaurantes de interesse turísticos que passarão a ser detentores do selo poderão utilizá-lo junto às suas marcas em materiais de publicidade, sites e na divulgação para clientes.

Fortalecido

Em abril deste ano, será lançada uma nova etapa do programa, que passará a agregar outros negócios turísticos como agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas. Nesta nova fase, outros parceiros também farão parte deste processo de qualificação das empresas, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

“Já somos parceiros de outros programas, como o Paraná MICE e acompanhamos todo o desenvolvimento do Selo de Qualidade no Turismo em 2015. Agora, a Fecomércio entra como agente nessa ação e estamos muito felizes em fortalecer essa parceria e poder fazer parte desse processo, contribuindo com o setor de comércio e serviços, e qualificando ainda mais os empresários”, destaca Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR.

 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
COEME orienta acadêmicos para a prova do ENADE

Estudantes de medicina são apreendidos com anabolizantes

Guaratuba também adere ao Movimento Nacional de Desenvolvimento Sustentável Nós Podemos

Ratinho Junior reúne lideranças do PSD em Ponta Grossa


Construtores de Ponta Grossa realizam protesto na Caixa

Construtores de Ponta Grossa realizam protesto na Caixa


Marcio Nunes afirma que assessor preso por corrupção será exonerado nesta 6ª feira

Marcio Nunes afirma que assessor preso por corrupção será exonerado nesta 6ª feira


Trecho da BR-277 é interditado após acidente com vazamento de produto tóxico

Trecho da BR-277 é interditado após acidente com vazamento de produto tóxico


Assessor do deputado Marcio Nunes é preso em Maringá por suspeita de corrupção

Assessor do deputado Marcio Nunes é preso em Maringá por suspeita de corrupção