Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Farmácia Escola da Unicentro faz exames parasitológicos, de graça, em crianças de Guarapuava

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e a Unicentro


quarta-feira, 13/julho/2016
Farmácia Escola da Unicentro faz exames parasitológicos, de graça, em crianças de Guarapuava

Um trabalho feito dentro dos laboratórios da universidade e que beneficia a comunidade de Guarapuava. É para cuidar da saúde e da qualidade de vida das crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil da cidade que o projeto “Saúde itinerante em creches das Unidades Básicas de Saúde do Município de Guarapuava” está sendo desenvolvido, desde o ano passado, pela Farmácia Escola da Unicentro.
Dos 11 CMEIS cadastrados, nove já receberam a visita da equipe. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e a Unicentro, através do Departamento de Farmácia. O objetivo é realizar exames parasitológicos em crianças de dois a cinco anos para, na sequência, fornecer tratamento àquelas que forem diagnosticadas com verminoses. “Nesse período a criança está em formação. A presença de vermes acaba prejudicando a formação e a saúde dela. Então, o nosso objetivo é verificar a presença, tentar contornar e eliminar esses vermes”, contou o professor Marcos Ereno Auler, coordenador do projeto.
O primeiro contato é com pais, para que eles autorizem a realização dos exames. Depois do aceite, os responsáveis respondem a um questionário e recebem o material para a realização de três coletas do material de análise. Em seguida, as amostras seguem para os laboratórios da universidade. “São três exames de fezes feitos em cada criança. A gente entrega o resultado dos exames para os pais e os casos positivos são tratados. Temos o medicamento na Farmácia Escola. Então, a criança vai receber o medicamento de graça”, explicou o professor Marcos.

Depois de trinta dias de tratamento, uma nova coleta é realizada. Se as análises apontarem para a reincidência de verminoses, a medicação continua até que os vermes sejam completamente eliminados. Emanuelli Paganini é uma das mães que aceitou que o filho participasse do projeto. Ela vê nessa iniciativa uma maneira de ajudar as mães a garantir a boa saúde dos filhos. “Às vezes a criança até tem alguma coisa e a gente não percebe. Então, dessa forma, é um jeito mais prático para fazer o tratamento bem certinho”.
Benefício para as mamães, para os pequenos e, também, para os profissionais que trabalham no projeto. “Esse contato com os pacientes se torna uma experiência que a gente, muitas vezes, não tem na universidade. Então, é muito bacana para nós como estudantes”, destacou a acadêmica do curso de Farmácia, Emanuela Bernardi.
O projeto é desenvolvido com o auxílio do Programa Universidade Sem Fronteiras. “Nós temos por interesse fazer essa aproximação com as universidades, conhecer a realidade dos projetos por meio dos quais eles estão atuando e exercendo essa função social dentro do estado do Paraná”, avaliou Sandra Cristina Ferreira, coordenadora do Sem Fronteiras.
Essa aproximação com a população mostra que a universidade faz a diferença na busca por uma qualidade de vida cada vez melhor para a população de Guarapuava e do centro-oeste paranaense, como destacou Daniela Martins Motta, que também é uma das mães que aceitou fazer parte do projeto. “O dia a dia é corrido e, às vezes, a gente esquece um pouco dessa parte. O projeto vindo na creche, pra gente, é importante”.

Assista reportagem audiovisual sobre a realização de exames parasitológicos em crianças da rede municipal de ensino pela Farmácia Escola na Unicentro WebTV, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QqLcIokJHLI


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Encapuzados invadem casa e matam empresária; namorado foi poupado

Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos

Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS

Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente


Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas

Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas


Agentes realizam serviços socioambientais na região de Guarapuava

Agentes realizam serviços socioambientais na região de Guarapuava


Buraco na pista fecha aeroporto de Foz e atrasa voos

Buraco na pista fecha aeroporto de Foz e atrasa voos


Governo chama mais 100 servidores concursados para Saúde

Governo chama mais 100 servidores concursados para Saúde