Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Guarapuava será representada em Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Guarapuava será representada no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA - que acontecerá entre os dias 17 a 19 de maio na Universidade Federal do Paraná.


terça-feira, 21/março/2017
Guarapuava será representada em Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Os trabalhos elaborados pelos pesquisadores guarapuavanos Luan Cezar Grofoski e Carlos Henrique Gonçalves Luz foram aprovados pela Comissão Organizadora do evento. A primeira aprovação ocorreu em fevereiro com o trabalho intitulado ‘Idealização da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias, em Guarapuava/PR’, o qual foi orientado pelo professor Ms. Joelmir Augustinho Mazon, da Faculdade Guairacá.

“A realização da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias veio como um projeto de estágio, o qual era requisito para conclusão do curso técnico em meio ambiente no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. Elaboramos para o EPEA um relato de experiência e uma proposta de minicurso justamente para fomentar a busca de estratégias para a efetiva funcionalidade da educação ambiental”, explica Luan Grofoski, idealizador da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias.

Na última segunda-feira (20), a proposta de minicurso intitulada ‘Trilhas Noturnas: uma proposta inerente a Educação Ambiental em Unidades de Conservação’ também recebeu o aceite da Comissão Organizadora de Oficinas e Minicursos do evento. “É uma alegria imensa estarmos indo para a Universidade Federal do Paraná apresentar um trabalho e ministrar um minicurso, com certeza é um objetivo meu e do Luan, como pesquisadores, se realizando”, comenta Carlos Gonçalves.

Luan é Técnico Ambiental e graduando do 3o período de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá, já Carlos é formado em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá e atualmente pós-graduando em Análise Ambiental pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí).

TRILHA DA LUA CHEIA

A Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias foi idealizada como um projeto de estágio para formação no Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e contou com o apoio da Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Sua primeira edição foi realizada em 1o de Julho de 2015, quando o Parque Municipal das Araucárias completou seu 24o aniversário. Por meio da atividade, realizada nas trilhas do parque, foi possível abordar temas como resíduos sólidos, biodiversidade, fauna e flora e fatores antrópicos e socioambientais.
O projeto Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias já alça novos rumos, o objetivo é tornar um projeto de extensão da Faculdade Guairacá contando com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e LL Ambiental.

O ENCONTRO

O Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA é um evento que visa o fortalecimento das Redes, da Pesquisa, da formação e das ações no campo da Educação Ambiental. Sob a responsabilidade de instituições locais, os EPEAs começaram a ser realizados a partir de 1998 com a disposição de tornarem-se um fórum de discussão sobre a Educação Ambiental. Esse encontro, que em 2017 ocorrerá em Curitiba, sob a coordenação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre as sociedades e seu ambiente a partir dos fundamentos e das ações de Educação Ambiental.

Carlos


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Litoral vai ganhar nova rodovia, calçadas, ciclovias e acostamentos

Pedágio já emite nota fiscal, mas não sai na hora e depende de você

‘Fatalidade’, diz responsável por cachoeira onde jovem morreu afogado em Ponta Grossa

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos encerram na sexta


Fugitivo da cadeia de Guarapuava é morto em confronto, diz polícia

Fugitivo da cadeia de Guarapuava é morto em confronto, diz polícia


Fomento Paraná abre inscrições para concurso com 12 vagas e salários de até R$ 6,2 mil

Fomento Paraná abre inscrições para concurso com 12 vagas e salários de até R$ 6,2 mil


IAP divulga novo boletim de balneabilidade

IAP divulga novo boletim de balneabilidade


Simepar alerta para condição de temporal nesta sexta-feira no Paraná

Simepar alerta para condição de temporal nesta sexta-feira no Paraná