Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Guarapuava será representada em Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Guarapuava será representada no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA - que acontecerá entre os dias 17 a 19 de maio na Universidade Federal do Paraná.


terça-feira, 21/março/2017
Guarapuava será representada em Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Os trabalhos elaborados pelos pesquisadores guarapuavanos Luan Cezar Grofoski e Carlos Henrique Gonçalves Luz foram aprovados pela Comissão Organizadora do evento. A primeira aprovação ocorreu em fevereiro com o trabalho intitulado ‘Idealização da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias, em Guarapuava/PR’, o qual foi orientado pelo professor Ms. Joelmir Augustinho Mazon, da Faculdade Guairacá.

“A realização da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias veio como um projeto de estágio, o qual era requisito para conclusão do curso técnico em meio ambiente no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. Elaboramos para o EPEA um relato de experiência e uma proposta de minicurso justamente para fomentar a busca de estratégias para a efetiva funcionalidade da educação ambiental”, explica Luan Grofoski, idealizador da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias.

Na última segunda-feira (20), a proposta de minicurso intitulada ‘Trilhas Noturnas: uma proposta inerente a Educação Ambiental em Unidades de Conservação’ também recebeu o aceite da Comissão Organizadora de Oficinas e Minicursos do evento. “É uma alegria imensa estarmos indo para a Universidade Federal do Paraná apresentar um trabalho e ministrar um minicurso, com certeza é um objetivo meu e do Luan, como pesquisadores, se realizando”, comenta Carlos Gonçalves.

Luan é Técnico Ambiental e graduando do 3o período de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá, já Carlos é formado em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá e atualmente pós-graduando em Análise Ambiental pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí).

TRILHA DA LUA CHEIA

A Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias foi idealizada como um projeto de estágio para formação no Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e contou com o apoio da Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Sua primeira edição foi realizada em 1o de Julho de 2015, quando o Parque Municipal das Araucárias completou seu 24o aniversário. Por meio da atividade, realizada nas trilhas do parque, foi possível abordar temas como resíduos sólidos, biodiversidade, fauna e flora e fatores antrópicos e socioambientais.
O projeto Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias já alça novos rumos, o objetivo é tornar um projeto de extensão da Faculdade Guairacá contando com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e LL Ambiental.

O ENCONTRO

O Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA é um evento que visa o fortalecimento das Redes, da Pesquisa, da formação e das ações no campo da Educação Ambiental. Sob a responsabilidade de instituições locais, os EPEAs começaram a ser realizados a partir de 1998 com a disposição de tornarem-se um fórum de discussão sobre a Educação Ambiental. Esse encontro, que em 2017 ocorrerá em Curitiba, sob a coordenação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre as sociedades e seu ambiente a partir dos fundamentos e das ações de Educação Ambiental.

Carlos


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Prefeitura traz palestra com Marcos Meier para encontro dos servidores da Educação

Aberto o concurso de Decoração Natalina: Natal Luz em Guaratuba

Campus Santa Cruz desenvolve ações no Novembro Azul

Encapuzados invadem casa e matam empresária; namorado foi poupado


Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos

Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos


Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS

Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS


Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente

Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente


Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas

Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas