Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Moradores e IAP se reúnem para discutir melhorias na Ilha do Mel

Uma das demandas trazidas ao encontro foi a limpeza da orla da Ilha na Estação Ecológica.


terça-feira, 24/outubro/2017
Moradores e IAP se reúnem para discutir melhorias na Ilha do Mel

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da prefeitura de Paranaguá se reuniram nessa segunda-feira (23) com moradores da Ilha do Mel para tratar das demandas locais de bem-estar e conservação do local. O objetivo do encontro foi ouvir as principais necessidades dos moradores, buscar soluções e preparar o local da melhor maneira para receber os visitantes durante o verão.

“Por mais que o IAP esteja presente na Ilha, apenas os moradores sabem as reais necessidades e as prioridades que temos que atender. É claro que nem todas as demandas dependem do órgão, mas estamos aqui para ajudar buscar o diálogo e sempre que possível pedir auxílio às demais entidades do poder público, além da própria comunidade”, explicou Mossato Pinto.

Na pauta do encontro estavam temas como: saneamento básico, segurança, conservação do cemitério, manutenção dos trapiches, realocação e reforma fundiária, sinalização das trilhas, dragagem dos canais de acesso, manutenção de centros de transbordo do lixo, entre outros. Para cada um dos 12 temas debatidos, o IAP, a Secretaria de Meio Ambiente e a prefeitura se comprometeram em apresentar projetos e soluções dos problemas. A ideia foi estabelecer um cronograma para que os moradores possam acompanhar e cobrar do poder público a resolução de cada item da pauta.

“É claro que não dá para priorizar tudo de uma única vez, por isso é preciso elencar as principais necessidades para que a gente possa atender da melhor maneira possível”, afirmou o presidente do IAP.

PREPARO – Para isso, os moradores criaram o Grupo de Apoio à Gestão da Ilha do Mel formado por representantes das comunidades das praias de Brasília e Encantadas. O grupo fez reuniões prévias para elencar as principais demandas e suas prioridades de maneira que todos pudessem ser ouvidos e atendidos da melhor maneira.

“Para essa reunião de hoje, fizemos outras pré-reuniões com a comunidade de Encantadas e Brasília para que todas as lideranças entrassem em um acordo e construíssem uma pauta juntos. Dessa forma, garantimos que a reunião pudesse fluir em perfeita harmonia”, disse Vanusa Cristina da Silva, representante do Grupo de Apoio à Gestão da Ilha do Mel.

LIMPEZA DA ORLA – Uma das demandas trazidas ao encontro foi a limpeza da orla da Ilha na Estação Ecológica. Para resolver a questão, os moradores sugeriram a organização de um grande evento de mobilização da comunidade e visitantes. A ideia debatida foi a de promover um mutirão para coleta de lixo e preparação da Ilha para o verão. Para isso, o grupo irá se reunir e levar ao IAP o projeto com sugestão de datas e ações a serem desenvolvidas. Já o instituto se comprometeu em garantir o apoio técnico e institucional, de divulgação e a busca de parceiros para o evento.

 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Samu estará sem linha telefônica ativa nesta quinta-feira

Aeroporto Internacional Afonso Pena inicia voo direto para Assunção, no Paraguai

Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 22

Câmara de Guarapuava devolve saldo de recursos nesta sexta-feira (15)


Ladrões furtam e estragam equipamentos do aeroporto de Guarapuava

Ladrões furtam e estragam equipamentos do aeroporto de Guarapuava


Segunda parcela do 13º Salário será antecipada para esta sexta-feira

Segunda parcela do 13º Salário será antecipada para esta sexta-feira


Receita intensifica blitze contra inadimplência de IPVA

Receita intensifica blitze contra inadimplência de IPVA


Motorista brasileiro que for para a Argentina e Paraguai precisa do Carta-Verde

Motorista brasileiro que for para a Argentina e Paraguai precisa do Carta-Verde