Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Paraná é destaque em competição mundial de educação profissional

Aluna do Senai no Paraná ficou em 4º lugar em competição que reúne alunos de mais de 60 países


quinta-feira, 19/outubro/2017
Paraná é destaque em competição mundial de educação profissional

A estudante Louise dos Santos Desidério, 20 anos, ficou em quarto lugar na Wordskills, maior competição de Educação Profissional do mundo. A etapa mundial aconteceu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 15 e 18 de outubro, e Louise, aluna do curso de Técnico em Química do Senai no Paraná, foi a única representante do estado na delegação brasileira que participou em diferentes modalidades. Competindo com alunos do Irã, Alemanha, Rússia e África do Sul na categoria Water Technology, a aluna precisou usar os conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula para demonstrar todos os processos que acontecem em uma estação de tratamento de água.

A experiência foi muito valiosa e essencial para meu crescimento profissional, já que conheci pessoas extremamente importantes da indústria de saneamento no mundo”, disse Louise, que deu entrevistas para emissoras de televisão do Irã, Arábia Saudita e Alemanha durante os dias de evento.

Segundo o analista de Educação do Sistema Fiep, Marcos Pires, que acompanhou Louise e foi um dos delegados do time brasileiro, a competição foi acirrada. “Disputamos ponto a ponto com as equipes e a final foi muito emocionante. A Louise precisou superar uma grande carga de pressão emocional, diante de desafios surpresas e correr contra o relógio. Estamos felizes com o resultado, pois competimos de igual para igual com países de ponta”, analisa.

Para representar o Paraná na competição mundial, a estudante se preparou desde abril, quando foi escolhida entre os alunos do Senai no Paraná para compor a equipe brasileira na modalidade que foi implantada na competição há apenas dois anos. Foram em média oito horas de estudos diários e, além do apoio dos professores do curso do Senai da unidade da Cidade Industrial de Curitiba, Louise participou de uma semana preparatória em Brasília com outros competidores brasileiros.

Planos

Na volta para o Brasil, Louise pretende focar no término do curso técnico, previsto para o primeiro semestre de 2018 e continuar em busca do sonho. “Sempre quis fazer Química. Vou iniciar a graduação na área e tenho interesse em muitas áreas de atuação. Essa experiência me deu a certeza de que estarei preparada para qualquer situação ou para fazer qualquer escolha profissional ou pessoal que eu precisar”, acredita.

Educação Profissional

Para a gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovana Punhagui, a competição é importante e reforça a importância dos cursos técnicos atualmente. “O Senai no Paraná oferece mais de 30 cursos técnicos em diferentes áreas. São cursos que preparam o aluno para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais qualificações específicas. Nossos resultados mostram que 70% dos alunos saem dos cursos e conseguem se posicionar no mercado ou aumentar a renda mensal já no primeiro ano após a conclusão do curso”, conta.

As matrículas para os cursos de qualificações, técnicos e profissionalizantes do Senai estão abertas em todo o Paraná. Mais informações: www.senaipr.com.br/cursostecnicos.

Sobre a World Skills

A World Skills Competition é realizada a cada dois anos, sendo o maior evento de excelência em educação e habilidades profissionais do mundo. Os concorrentes representam o melhor entre seus pares e são selecionados em competições realizadas em países e regiões membros. Esses competidores demonstram habilidades técnicas, individuais e coletivas, para executar tarefas específicas para as quais estudam ou executam em seus locais de trabalho.

Em 2015, o Brasil sediou a competição mundial, sendo a primeira vez que a WorldSkills foi realizada em um país da América Latina. O país foi o vencedor ao conquistar o maior número de medalhas por ocupação: 11 de ouro, 10 de prata, 6 de bronze e 18 certificados de excelência. Participaram 56 jovens, em 27 ocupações.

Esse ano, o Brasil participou da WorldSkills nos Emirados Árabes Unidos com 56 alunos do Senai e do Senac, que competiram em 50 ocupações. Louise dos Santos Desidério foi a representante do Paraná.

A próxima competição será realizada em 2019, em Kazan, na Rússia.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. As Faculdades da Indústria têm se firmado como organização que contribui para o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento da sociedade.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Governo do Paraná divulga tabela de vencimento do IPVA-2018

Acidente entre Ferrari e Jetta assusta moradores no Alto da Glória

Acidente entre caminhões e ônibus deixa feridos na BR-277, em Guarapuava

Manifestantes voltam a liberar o trânsito alternadamente na região de Pinhão


Festa do Caranguejo em Paranaguá espera vender 24 mil crustáceos em cinco dias

Festa do Caranguejo em Paranaguá espera vender 24 mil crustáceos em cinco dias


Aeroporto de Ponta Grossa terá novo aporte financeiro

Aeroporto de Ponta Grossa terá novo aporte financeiro


Juiz determina desocupação imediata da Pr-170 em Pinhão

Juiz determina desocupação imediata da Pr-170 em Pinhão


Moradora de Paranaguá fatura R$ 1 milhão do prêmio especial de Natal do ‘Nota Paraná’

Moradora de Paranaguá fatura R$ 1 milhão do prêmio especial de Natal do ‘Nota Paraná’