Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Porto de Paranaguá comemora 80 anos com inauguração de equipamentos


segunda-feira, 16/março/2015
Porto de Paranaguá comemora 80 anos com inauguração de equipamentos

Na próxima terça-feira (17), o Porto de Paranaguá fará 80 anos. Em comemoração, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoverá uma solenidade no cais com muitas surpresas. A data também vai marcar o início das operações de dois novos shiploaders(carregadores de navio).

Os novos equipamentos serão inaugurados no Corredor de Exportação e aumentarão em 33% a produtividade do Porto de Paranaguá. A Appa investiu R$ 59 milhões na compra de quatro novos carregadores, sendo que dois deles estão sendo montados e deverão entrar em operação no próximo semestre. Os novos shiploaders vão substituir equipamentos adquiridos na década de 70.

As comemorações vão continuar nos dias 21 e 22 de março, com a realização da 1ª Remada em Comemoração aos 80 anos do Porto de Paranaguá. Desde a inauguração, em 1935, o Porto de Paranaguá aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas ano a ano.

“Em 1935, o Porto de Paranaguá movimentava 91.598 toneladas de carga. Em 2014, a movimentação registrada foi de 45.548.423 milhões de toneladas”, comparou o diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

COMO COMEÇOU – A história do Porto de Paranaguá remonta ao século 17. Em 1872, o porto, que hoje é um dos maiores complexos portuários do Brasil e da América Latina, era um atracadouro administrado por particulares.

Foi apenas no início do século 20, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração. No dia 17 de março de 1935 o novo Porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até hoje.

O Porto contava com cais acostável de 400 metros, calado de cinco metros, além de dois armazéns e linhas férreas para guindastes, totalizando uma área cercada de 10 mil metros quadrados. Naquela época, os navios eram abastecidos por meio de canoas a remo e o ponto de espera era a Ilha do Mel.

Hoje, o Porto de Paranaguá tem área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4.232m de extensão de cais e píeres. Possui 20 berços de atracação, um dolphing para navios RO-RO e dez shiploaders. O complexo para granéis tem capacidade estática de 1,55 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões.

Entre os portos brasileiros, o de Paranaguá é o primeiro colocado em exportação de farelo de soja e óleo vegetal; o segundo em exportação de açúcar, milho, algodão, papel (bobina), álcool, veículos; e o terceiro em exportação de congelados, soja e madeira.

O Porto de Paranaguá também é o primeiro colocado em importação de fertilizantes; o segundo em pasta e outros produtos químicos; e o terceiro porto do País em importação de granéis sólidos, máquinas, peças e equipamentos.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressalta a importância do Porto de Paranaguá para a economia do Estado e do País. “Os portos do Paraná retomaram a movimentação de mercadorias nos últimos quatro anos. Foram modernizados, cresceram em produtividade e em visibilidade no mercado internacional. Este trabalho vai continuar“, declarou Richa Filho.

MELHORIAS – Entre os fatores que impulsionaram o Porto de Paranaguá estão os investimentos, nos últimos quatro anos, de R$ 511 milhões em obras de melhoria, infraestrutura e novos projetos.

Houve modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes, que agilizou o trabalho e ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios, a criação do carga online – sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá, e a adoção do monitoramento eletrônico e de novas regras de atracação no Corredor de Exportação, que agilizaram a exportação de grãos.

Também foram feitas três campanhas de dragagem, que devolveram a profundidade original aos canais de acesso e berços de atracação, recuperação das vias de acesso no entorno do Porto, aumento do pátio de triagem, o Programa Porto no Campo e a garantia das licenças ambientais.

Estas medidas resultaram no aumento da receita cambial, que em 2010 era de U$ 14,5 bilhões e passou para U$ 16,5 bilhões em 2014. Já a movimentação geral de cargas passou de 38,1 milhões em 2010, para 45,5 milhões em 2014.

REMADA DOS 80 ANOS – Paranaguá vai sediar, nos dias 21 e 22 de março, a 1ª Remada em Comemoração aos 80 anos do Porto de Paranaguá. A remada remete à primeira vez que o porto recebeu uma embarcação, em 1935, quando o Clube de Natação e Regatas Comandante Santa Rita ‘escoltou’ o navio que chegou para atracar na cidade.

O evento vai contar com mais de cem participantes. Na agenda da remada estão duas competições de stand-up paddle, uma gincana ecológica de caiaque, passeio pela baía e muitas outras atividades aos visitantes.

A remada vai contar com duas categorias: SUP Race 5km e SUP Fun Race 3km. A largada será dada na prainha em frente ao Palco Tutóia, em direção à Capitania dos Portos de Paranaguá. Todas as remadas contam com competições masculinas, femininas, open e master.

Entre os prêmios que serão sorteados estão uma prancha de stand up paddle, um caiaque e duas velas náuticas. Todos os participantes que completarem as provas receberão medalha. Mais informações e inscrições pelo site http://www.asup.com.br/

80 anos do Porto de Paranaguá

Data: terça-feira, dia 17, às 11h

Local: Faixa portuária. Avenida Ayrton Senna da Silva, 161, D. Pedro II, Paranaguá

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Construtores de Ponta Grossa realizam protesto na Caixa

Marcio Nunes afirma que assessor preso por corrupção será exonerado nesta 6ª feira

Trecho da BR-277 é interditado após acidente com vazamento de produto tóxico

Assessor do deputado Marcio Nunes é preso em Maringá por suspeita de corrupção


Paraná é destaque em competição mundial de educação profissional

Paraná é destaque em competição mundial de educação profissional


Prefeitura de Guaratuba estende horário de expediente até as 18h

Prefeitura de Guaratuba estende horário de expediente até as 18h


Hospital Regional está com 63,98% da obra executada

Hospital Regional está com 63,98% da obra executada


Novas informações sobre o desaparecimento de engenheiro paranaense

Novas informações sobre o desaparecimento de engenheiro paranaense