Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

PR precisa de duas boas chuvas para definir safra de soja e milho


quarta-feira, 29/janeiro/2014
PR precisa de duas boas chuvas para definir safra de soja e milho

Lavouras chegam à reta final da colheita com clima favorável. Equipes da Expedição Safra sondam também região Centro-Oeste para traçar diagnóstico da safra nacional 2013/14

 

As próximas duas semanas serão decisivas para uma safra de soja e milho de verão equivalente ou melhor que a do ano passado no Paraná. Há potencial para 22,7 milhões de toneladas nas duas culturas. A oleaginosa tende a avançar 5% no estado, para 16,97 milhões de toneladas, enquanto o milho teve área reduzida e deve render 5,69 milhões de toneladas, conforme a Expedição Safra.

 

Em viagem pelo interior do estado, técnicos e jornalistas do projeto conferem que, com uma ou duas boas chuvas, praticamente todas as regiões deverão confirmar uma safra cheia em meados de fevereiro. Houve estiagem em dezembro — que durou até 20 dias em algumas localidades –, mas as áreas prejudicadas representam cerca de 3% das lavouras e, como parte delas se recuperou, a tendência é que os registros de quebra se diluam nos resultados gerais.

 

“A partir da terceira semana de fevereiro, as regiões do Paraná que continuarão dependendo de chuva [Campos Gerais e Sul] são as que muito raramente registram estiagens”, aponta o agrônomo Robson Mafioleti, colaborador da Expedição e assessor técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

 

As previsões meteorológicas indicam que haverá queda no volume de chuvas nos próximos dez dias. Precipitações isoladas devem garantir de 2 a 5 milímetros em média para os campos de Cascavel, por exemplo.

 

Os técnicos e jornalistas do projeto chegam a campo num momento em que dois terços das áreas produtoras de grãos estão na fase final (enchimento de grãos e maturação), de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná. Já em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, esse estágio deve ser atingido por mais de 50% das lavouras nos próximos dias.

 

Centro-Oeste

Simultaneamente, outra equipe da Expedição Safra está conferindo a produção no Centro-Oeste. Na última semana, o projeto acompanhou o otimismo dos produtores em Mato Grosso, mesmo diante de ataques de pragas como a lagarta falsa medideira. Médias de 3,5 mil quilos por hectare encorpam os resultados gerais.

 

As medidas adotadas nesta safra para conter a disseminação da Helicoverpa armigera surtiram efeito e a lagarta já não é mais uma ameaça. Em contrapartida, os produtores do estado lutam agora contra a falsa medideira, até o ano passado considerada secundária. Um dos motivos para a proliferação da praga, segundo os técnicos, pode ter sido o excesso de tratamentos contra Helicoverpa, que acabou eliminado os inimigos naturais das lagartas.

 

Show Rural

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, a Expedição Safra participa do Show Rural, evento realizado pela cooperativa Coopavel em Cascavel (Oeste do PR) que abre o calendário das feiras agrícolas, para aprofundar discussões técnicas sobre a temporada 2013/14 com entrevistas a pesquisadores e agricultores. O tema central do debate é o novo cenário desenhado pela relação entre oferta e demanda.

 

—-

Sobre a Expedição Safra

Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte.

 

A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, desembarcam na África. A Expedição conta ainda nesta edição com o apoio técnico FCStone e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA). Mais informações: www.expedicaosafra.com.br.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Suspeitos de tráfico de drogas são detidos em Guaratuba, no litoral do Paraná

Bernardo cumpre agenda em Guarapuava e região tratando de investimentos na Educação

Trem é atingido por deslizamento de terra na ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná

Motorista que matou criança e invadiu casa em Guarapuava não tem CNH, diz PM


Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu

Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu


PRF apreende mais de R$ 240 mil em celulares de última geração

PRF apreende mais de R$ 240 mil em celulares de última geração


Obra de grande porte causa desvio no trânsito por vários dias

Obra de grande porte causa desvio no trânsito por vários dias


PRF apreende armamento escondido em Palio, na BR-277

PRF apreende armamento escondido em Palio, na BR-277