Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Programa de combate às enchentes é intensificado em Pinhais

A prefeitura realiza um amplo trabalho no sentindo de resolver os problemas de alagamento que atingiam várias regiões


segunda-feira, 14/dezembro/2015
Programa de combate às enchentes é intensificado em Pinhais

Pinhais é um município que constantemente sofria com enchentes e por tal motivo, desde o início da atual gestão, a prefeitura conduz diversas ações no sentido de minimizar esta situação. No entanto, esta não é uma tarefa fácil, haja vista, que Pinhais é o menor município em extensão do Paraná (60,92 km²), com quatro rios que cortam a cidade (Rio Palmital, Rio Iraí, Rio Atuba e Rio do Meio), além de ter um terço de área total do município composta por mananciais.
Com isso, por meio das equipes da Secretaria de Obras Públicas, um amplo trabalho vem sendo realizado. Confira as principais ações realizadas:
Limpeza dos Rios
Os rios do município recebem serviços de limpeza, desassoreamento, construção de barreiras de contenção, instalação de novos sistemas de drenagem e a recomposição da mata ciliar, tudo isso, com o objetivo de prevenir as enchentes. Essas intervenções permitem uma maior vazão de água.
É importante lembrar que no município existe o Parque Linear do Rio Iraí, que é um ponto de entretenimento e lazer à disposição da população, além de ajudar na proteção do meio ambiente e na prevenção de enchentes. O parque conta com ciclovia, cancha esportiva, parquinho infantil e iluminação.
Ações preventivas
A Defesa Civil de Pinhais foi constituída em 2010 e atua em diversas ocorrências pela cidade. Promove também ações preventivas e assistenciais, visando evitar ou minimizar os desastres e restabelecer a normalidade na comunidade.
Como ação preventiva, os aparelhos chamados de Pluviômetros vêm ganhando destaque. Este aparelho garante mais precisão no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e é primordial na diminuição do número de ocorrências relacionadas às enchentes. Os pluviômetros também foram instalados por meio de uma parceria com o Governo Federal e, ao todo, sete bairros foram contemplados com a instalação: Estância, Atuba, Jardim Cláudia, Maria Antonieta, Pineville e Weissópolis.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. As informações capturadas pelos aparelhos são repassadas, de forma automática ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Este projeto tem o objetivo de ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
Denúncias
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realiza diversas campanhas educativas que visam conscientizar a população, porém muitas pessoas ainda jogam lixos nos rios.
Quem constatar despejo de qualquer objeto nos rios de Pinhais pode entrar em contato com a Semma pelo telefone 3912-5236 ou e-mail meioambiente@pinhais.pr.gov.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Prefeitura de Ponta Grossa oferece 1,2 mil vagas em cursos profissionalizantes pelo Pronatec

Quase 500 toneladas de lixo são retiradas das praias do Paraná em um mês

Denúncia de maus tratos e abandono de animais pode ser feita pelo Portal da Prefeitura de Guaratuba

Suspeitos de tráfico de drogas são detidos em Guaratuba, no litoral do Paraná


Bernardo cumpre agenda em Guarapuava e região tratando de investimentos na Educação

Bernardo cumpre agenda em Guarapuava e região tratando de investimentos na Educação


Trem é atingido por deslizamento de terra na ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná

Trem é atingido por deslizamento de terra na ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná


Motorista que matou criança e invadiu casa em Guarapuava não tem CNH, diz PM

Motorista que matou criança e invadiu casa em Guarapuava não tem CNH, diz PM


Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu

Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava; menino de 4 anos morreu