Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Sebrae/PR orienta microempreendedores individuais sobre a declaração anual

Microempreendedor individual pode se deslocar às Salas do Empreendedor para receber orientações


quarta-feira, 20/janeiro/2016
Sebrae/PR orienta microempreendedores individuais sobre a declaração anual

O Sebrae/PR orienta os microempreendedores individuais a preencherem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). A apresentação da declaração é indispensável para que o microempreendedor fique em dia com suas obrigações junto à Receita Federal. Os empresários podem procurar as Salas do Empreendedor em 27 municípios da região dos Campos Gerais e do Centro do Estado.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, a expectativa é que os 26,3 mil empreendedores individuais existentes nas regiões preencham a declaração anual, que pode ser feita pela internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).  O microempreendedor deve clicar no ícone “MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL” e, depois, em “Declaração Anual – DASN-SIMEI”. Ao acessar o aplicativo, deverá informar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e iniciar a declaração, ou então procurar a sala do empreendedor de sua região, onde um dos atendentes irá fazer a declaração.

O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 maio, porém, a consultora do Sebrae/PR orienta que os microempreendedores individuais façam até o dia 31 de janeiro, para evitar filas nas salas do empreendedor ou que o sistema da Receita Federal fique lento por conta do número de acessos.

 

“É importante não deixar para a última hora e, preferencialmente, entregar a declaração anual ainda neste mês, para não ficar em situação irregular com a Receita Federal. Além disso, a programação de forma antecipada permite que o microempreendedor tenha tempo o suficiente para juntar a documentação necessária para o preenchimento da declaração como, por exemplo, o faturamento mensal”, alerta a consultora.

 

Na Sala do Empreendedor em Ponta Grossa, instalada na Prefeitura, já foram preenchidas 176 declarações desde o último dia 4 de janeiro. De acordo com a chefe da Divisão de Fomentos ao Empreendedorismo, Tônia Mansani, é necessário que o microempreendedor individual apresente, além do relatório de faturamento referente à 2015, a documentação da empresa e cópias da licença sanitária e alvará, para que possa ser solicitada a renovação das mesmas. Também é solicitada a fotocópia do RG do empresário. A Sala está atendendo de segunda à sexta-feira, das 12 às 17 horas.

 

Entre os benefícios que envolvem os microempreendedores individuais estão a cobertura previdenciária, isenção de taxas para o registro da empresa, acesso a crédito bancário, compras e vendas em conjunto, redução da carga tributária, controles simplificados e facilidade para vender para as esferas públicas.

 

Os microempreendedores individuais que tiverem dúvidas sobre o preenchimento e a entrega da DASN poderão buscar informações no portal do Sebrae/PR (http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/), ou diretamente nas Salas do Empreendedor.  Para saber quais são os locais de atendimento instalados em seus municípios, o empreendedor pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Sebrae/PR, pelo telefone 0800 570 0800.

 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

 


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Aberto o concurso de Decoração Natalina: Natal Luz em Guaratuba

Campus Santa Cruz desenvolve ações no Novembro Azul

Encapuzados invadem casa e matam empresária; namorado foi poupado

Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos


Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS

Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS


Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente

Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente


Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas

Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas


Agentes realizam serviços socioambientais na região de Guarapuava

Agentes realizam serviços socioambientais na região de Guarapuava