Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Separe o cachecol e guarda-chuva: a previsão do tempo no Paraná enganou todo mundo

Áreas de instabilidade tão fortes que fizeram um grande estrago no Paraná.


quinta-feira, 14/julho/2016
Separe o cachecol e guarda-chuva: a previsão do tempo no Paraná enganou todo mundo
A intensidade da chuva que caiu no Paraná entre terça (12) e quarta-feira (13) pegou muita gente de surpresa – desde os meteorologistas até nós, jornalistas que fazem diariamente a cobertura do tempo. Mas, já estamos acostumados e morar em Curitiba é assim mesmo: conviver com a imprevisibilidade do tempo. Áreas de instabilidade tão fortes que fizeram um grande estrago no Paraná. Segundo a Defesa Civil, 17,9 mil pessoas foram afetadas pelas tempestades de granizo e vendavais pelo estado. De acordo com o Simepar, as rajadas de vento atingiram 130 km por hora na terça-feira em Cascavel, por exemplo. O volume de chuva também foi bastante alto – em Curitiba, o acumulado foi de quase 70 mm entre terça e quarta-feira (13), mais da metade esperada para o mês de julho.

Chuva dá uma pausa na quinta-feira …

As notícias, porém, são mais animadoras para esta quinta-feira (14). Pelo menos por enquanto. De acordo com Tarcísio da Costa, meteorologista do Simepar, as áreas de instabilidade que atuavam sobre o Paraná se deslocaram em direção à Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. A possibilidade de chuva nesta quinta é maior nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina, onde as áreas de instabilidade ainda atuam. Na maior parte das regiões do estado, o sol deve aparecer entre nuvens e as temperaturas se mantém elevadas, principalmente no norte do estado. Em Paranavaí a máxima deve ser de 30° C. Na capital, a máxima deve ser de 24° C e a mínima de 13° C.

… mas volta na sexta-feira

Apesar da pausa, a chuva deve retornar ao estado na sexta-feira (15) – desta vez, por conta de uma frente fria que se forma do Rio Grande do Sul. O deslocamento desta frente aumenta o risco de temporais no estado, com chuva e e ventos fortes em vários municípios. Entre o oeste, sudoeste e centro-sul do estado, pode chover a qualquer momento. Nos outros setores, a chuva deve começar a partir da tarde de sexta-feira. Neste dia, a máxima prevista para a capital é de 21°C e a mínima de 13°C. O norte do estado não deve ser afetado pela frente fria.
Mais frio por aí
No fim de semana, a partir do sábado, as temperaturas começam a cair gradativamente. Em Curitiba, a mínima prevista é de 11º C, com máxima de 17° C. Mesmo nas regiões mais quentes do estado, como o Norte, a variação de temperatura não será muito grande – em média 6º C de diferença entre mínima e máxima.
É no domingo que os termômetros despencam. Em Curitiba, a mínima prevista é de 4º C e os termômetros não ultrapassam os 15° C. Em Rio Negro e União da Vitória, na porção sul do estado, as mínimas previstas são de 2º C, podendo chegar até 14° C. Mesmo no Norte, a tendência é de esfriar: em Londrina, a mínima é de 6° C e máxima de 19° C.
Fonte:GazetadoPovo

Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Litoral vai ganhar nova rodovia, calçadas, ciclovias e acostamentos

Pedágio já emite nota fiscal, mas não sai na hora e depende de você

‘Fatalidade’, diz responsável por cachoeira onde jovem morreu afogado em Ponta Grossa

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos encerram na sexta


Fugitivo da cadeia de Guarapuava é morto em confronto, diz polícia

Fugitivo da cadeia de Guarapuava é morto em confronto, diz polícia


Fomento Paraná abre inscrições para concurso com 12 vagas e salários de até R$ 6,2 mil

Fomento Paraná abre inscrições para concurso com 12 vagas e salários de até R$ 6,2 mil


IAP divulga novo boletim de balneabilidade

IAP divulga novo boletim de balneabilidade


Simepar alerta para condição de temporal nesta sexta-feira no Paraná

Simepar alerta para condição de temporal nesta sexta-feira no Paraná