Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Separe o cachecol e guarda-chuva: a previsão do tempo no Paraná enganou todo mundo

Áreas de instabilidade tão fortes que fizeram um grande estrago no Paraná.


quinta-feira, 14/julho/2016
Separe o cachecol e guarda-chuva: a previsão do tempo no Paraná enganou todo mundo
A intensidade da chuva que caiu no Paraná entre terça (12) e quarta-feira (13) pegou muita gente de surpresa – desde os meteorologistas até nós, jornalistas que fazem diariamente a cobertura do tempo. Mas, já estamos acostumados e morar em Curitiba é assim mesmo: conviver com a imprevisibilidade do tempo. Áreas de instabilidade tão fortes que fizeram um grande estrago no Paraná. Segundo a Defesa Civil, 17,9 mil pessoas foram afetadas pelas tempestades de granizo e vendavais pelo estado. De acordo com o Simepar, as rajadas de vento atingiram 130 km por hora na terça-feira em Cascavel, por exemplo. O volume de chuva também foi bastante alto – em Curitiba, o acumulado foi de quase 70 mm entre terça e quarta-feira (13), mais da metade esperada para o mês de julho.

Chuva dá uma pausa na quinta-feira …

As notícias, porém, são mais animadoras para esta quinta-feira (14). Pelo menos por enquanto. De acordo com Tarcísio da Costa, meteorologista do Simepar, as áreas de instabilidade que atuavam sobre o Paraná se deslocaram em direção à Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. A possibilidade de chuva nesta quinta é maior nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina, onde as áreas de instabilidade ainda atuam. Na maior parte das regiões do estado, o sol deve aparecer entre nuvens e as temperaturas se mantém elevadas, principalmente no norte do estado. Em Paranavaí a máxima deve ser de 30° C. Na capital, a máxima deve ser de 24° C e a mínima de 13° C.

… mas volta na sexta-feira

Apesar da pausa, a chuva deve retornar ao estado na sexta-feira (15) – desta vez, por conta de uma frente fria que se forma do Rio Grande do Sul. O deslocamento desta frente aumenta o risco de temporais no estado, com chuva e e ventos fortes em vários municípios. Entre o oeste, sudoeste e centro-sul do estado, pode chover a qualquer momento. Nos outros setores, a chuva deve começar a partir da tarde de sexta-feira. Neste dia, a máxima prevista para a capital é de 21°C e a mínima de 13°C. O norte do estado não deve ser afetado pela frente fria.
Mais frio por aí
No fim de semana, a partir do sábado, as temperaturas começam a cair gradativamente. Em Curitiba, a mínima prevista é de 11º C, com máxima de 17° C. Mesmo nas regiões mais quentes do estado, como o Norte, a variação de temperatura não será muito grande – em média 6º C de diferença entre mínima e máxima.
É no domingo que os termômetros despencam. Em Curitiba, a mínima prevista é de 4º C e os termômetros não ultrapassam os 15° C. Em Rio Negro e União da Vitória, na porção sul do estado, as mínimas previstas são de 2º C, podendo chegar até 14° C. Mesmo no Norte, a tendência é de esfriar: em Londrina, a mínima é de 6° C e máxima de 19° C.
Fonte:GazetadoPovo

Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Aberto o concurso de Decoração Natalina: Natal Luz em Guaratuba

Campus Santa Cruz desenvolve ações no Novembro Azul

Encapuzados invadem casa e matam empresária; namorado foi poupado

Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos


Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS

Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS


Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente

Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente


Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas

Curso sobre Compras Governamentais está com inscrições abertas


Agentes realizam serviços socioambientais na região de Guarapuava

Agentes realizam serviços socioambientais na região de Guarapuava