Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Taxistas protestam contra a Uber e pedem apoio ao juiz Sérgio Moro

Em Curitiba Uber funciona desde março deste ano, sem regulamentação.


quinta-feira, 07/julho/2016
Taxistas protestam contra a Uber e pedem apoio ao juiz Sérgio Moro

Diversos taxistas protestam nesta quinta-feira (7), em Curitiba, contra a Uber – aplicativo de transporte privado de passageiros. Eles são contrários ao funcionamento da tecnologia no país, alegando concorrência desleal.

Além de profissionais de Curitiba e Região Metropolitana, taxistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo participam da manifestação. O presidente da União dos Taxistas de Curitiba, Fábio Taborda, afirmou que a categoria não é contrária à concorrência ou à tecnologia. “Somos contra porque é ilegal”.

Os taxistas se concentraram na radiotáxi Faixa Vermelha e ainda nesta manhã devem seguir, em carreata, para a Justiça Federal para pedir apoio ao juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância.

“Queremos apoio do juiz na nossa causa. As denúncias que temos são de nível federal. Vamos entregar dossiês na Justiça Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal”, afirmou Taborda.

Ele não quis comentar o conteúdo destes documentos, informou que, por enquanto, são secretos. A União dos Taxistas de Curitiba afirma representar mil profissionais na cidade.

Taborda destaca que é necessários haver regulamentação e regras para os motoristas da Uber. Ele avalia que a problemática chegou a um ponto crítico.

Impasse
Curitiba está em meio à discussão sobre a regulamentação da Uber. Motoristas do aplicativo trabalham na cidade desde março, entretanto, esta espécie de serviço não é regulamentada por lei.

Um projeto de lei, assinado por 17 dos 38 vereadores da Câmara Municipal, pretende regulamentar o transporte privado individual a partir do compartilhamento de veículos, assim como funciona a Uber.

Pela proposta, o serviço seria submetido às regras e ao pagamento de taxas à prefeitura.

Com parte da discussão da proposta, os vereadores pediram para que a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade, dê um parecer sobre a regulamentação do transporte privado de passageiro na cidade.

A nova lei de transporte foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba em abril deste ano traz na redação que o transporte individual de passageiros em veículo automotor leve de categoria particular é de exclusividade dos táxis cadastrados pela prefeitura.

Ainda conforme o texto, aquele que descumprir a regra está sujeito à multa de R$ 1,7 mil. Em caso de recorrência, o valor é duplicado. A lei teve um parágrafo vetado, que na prática ampliou a discussão e abriu espaço para a regulamentação dos motoristas do Uber.

Protestos e confusões
Na segunda (27), taxistas de Curitiba e Região Metropolitana protestaram contra a Uber. Centenas de motoristas seguiram em carreata do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para protestar em frente à Câmara Municipal de Curitiba. De acordo com a Polícia Militar (PM), pelo menos 150 motoristas participaram da carreata.

Os motoristas da Uber também protestaram no mesmo horário e no mesmo local para pedir por mais segurança e para exigir a regulamentação do serviço na capital paranaense.

A noite de sexta-feira (24) e a madrugada de sábado (25) foram marcadas por diversas confusões entre as duas categorias na capital. A PM informou ter recebido vários chamados de condutores da Uber e de taxistas relatando situações de agressão.

Fonte: G1


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Sem seguro, polícia recupera Land Rover de R$ 140 mil e faz alegria de curitibano

Prefeitura traz palestra com Marcos Meier para encontro dos servidores da Educação

Aberto o concurso de Decoração Natalina: Natal Luz em Guaratuba

Campus Santa Cruz desenvolve ações no Novembro Azul


Encapuzados invadem casa e matam empresária; namorado foi poupado

Encapuzados invadem casa e matam empresária; namorado foi poupado


Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos

Guaratuba recebe do governo área do futuro Parque de Eventos


Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS

Guaratuba tem serviço de alerta de tempestades por SMS


Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente

Comitê gestor apresenta projeto para instalação da radioterapia na unidade II do Hospital São Vicente