Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Beto Richa assume 2º mandato com a missão de retomar investimentos


quinta-feira, 01/janeiro/2015
Beto Richa assume 2º mandato com a missão de retomar investimentos

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) toma posse do segundo mandato nesta quinta-feira (1º) junto com a nova vice-governadora Cida Borghetti (Pros) a partir das 16h na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em seguida, Richa e Cida vão até o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, onde ocorre a cerimônia de recondução ao cargo.

Na página oficial do governo estadual, o governador fez uma análise do primeiro mandato. Para ele, o Paraná de hoje é melhor do que o de quatro atrás. Richa destacou o diálogo com os prefeitos, independente da filiação partidária, e lembrou que esteve presente nos 399 municípios do estado.

 

Para o segundo mandato, não faltam desafios. Entre eles, reequilibrar as finanças do estado e rever os crescentes índices de criminalidade. Do mesmo modo, não faltam promessas de ações de governo para retomar o investimento do poder público, que em 2014 foi baixo chegando a R$ 1 bilhão, conforme o novo secretário de Fazenda Mauro Ricardo Costa.

 

Veja as principais promessas de Richa para a próxima gestão

 

Segurança Pública – A principal aposta do governador do Paraná reeleito é o Projeto Vigia, inspirado no modelo da polícia de Nova Iorque (EUA). O projeto consiste em um sistema que observa imagens de câmeras de segurança e reconhece atitudes suspeitas. A partir disso, um alerta é emitido para um policial da central de monitoramento, que passa a acompanhar a câmera ao vivo. Se a suspeita for confirmada, o carro policial mais próximo da situação é acionado. Inicialmente, a proposta será implantada apenas em Curitiba.

 

Em paralelo, o governador prometeu ampliar o efetivo policial contratando mais dez mil profissionais, comprar mais de 300 módulos policiais móveis, construir novas delegacias cidadãs, e a adquirir 800 carros de polícia por.  Para o sistema prisional, o governador promete zerar o número de presos em delegacias e construir ou ampliar 20 penitenciárias.

 

Educação – Durante toda a campanha eleitoral, Richa prometeu investir na infraestrutura das escolas estaduais. Segundo o governador, uma das principais metas para a área é construir 100 escolas novas, além de realizar melhorias em outras 400. Além disso, ele disse aos eleitores que todas as escolas da rede pública serão equipadas com internet gratuita e de alta velocidade. A jornada escolar deve ser estendida por meio da educação integral ou em contra turno, com um calendário de atividades complementares, como ensino de línguas. O ensino profissionalizante deve ser estimulado, de acordo com o governador, a partir da construção de 11 novas escolas estaduais específicas.

 

Saúde – Beto Richa afirmou que irá implantar mais mil leitos de hospital – sendo 500 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais regionais. Devem ser construídas ainda novas bases aéreas para o transporte de pacientes por helicóptero.

 

Dentro da rede Paraná Urgência, Richa promete ainda formar equipes médicas especializadas na universidade estaduais. O objetivo é ampliar os hospitais de alta complexidade, investir em novos equipamentos médicos e implantar 11 novos centros de especialidades. A ampliação prometida pelo governador também atende as unidade básicas de saúde.

 

O governador promete ainda dobrar a capacidade de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) na RMC. Para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), uma das promessas é a construção do Hospital da Zona Norte da capital.

Infraestrutura – O governador reeleito do Paraná prometeu uma série de obras de infraestrutura para o segundo mandato. As propostas vão desde ampliações e melhorias no Porto de Paranaguá, passando por projetos de mobilidade urbana até duplicações de rodovias em todas as regiões do estado.

 

Para o Porto de Paranaguá, Richa promete fazer a implantação do setor leste, com terminal de passageiros. O objetivo é colocar o porto no circuito de cruzeiros marítimos nacionais e internacionais. Também estão na lista de promessas a dragagem contínua de aprofundamento de canais, a ampliação e recuperação dos píeres, a aquisição de dutos que levam grãos aos navios (shiploaders) e a expansão dos pátios de estacionamento.

 

Para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o governador prometeu implantar novas canaletas exclusivas para ônibus, o sistema BRT. As obras na RMC envolvem ainda novos viadutos na Linha Verde; a ampliação do sistema de captação de água com a construção da Represa do Miringuava, para garantir abastecimento até 2040; a ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, para beneficiar 100% da população; e a implantação de uma usina de tratamento de lodo residual para geração de energia. Ao falar em rodovias, Richa prometeu duplicar mais de 750 quilômetros das estradas do Paraná.

 

Assistência Social – Para os próximos quatro anos, Beto Richa promete construir pelo menos 110 mil moradias urbanas e rurais através do programa Morar Bem Paraná. Além de estabelecer uma série de regularizações de propriedades. Curitiba e Região Metropolitana devem receber 23 mil casas, conforme afirmou o governador durante os programas eleitorais, além de cinco mil regularizações de propriedades.

 

Já o programa Família Paranaense, responsável por articular políticas públicas de inclusão social e redistribuição de renda para famílias em situação de risco, promete ampliar o atendimento em mais de 200 mil famílias. Outra proposta é a criação de 20 restaurantes populares em regiões com grande concentração de trabalhadores.

 

Para a área de desenvolvimento econômico e geração de empregos, a campanha de Richa prometeu criar 400 mil empregos com carteira assinada até 2018.

 

Setor agrícola – O setor agrícola deve receber mais auxílio técnico a partir do próximo mandato. Richa prometeu contratar mais 400 profissionais para assistência técnica e extensão rural, além de outros 200 profissionais para a área de sanidade agropecuária.

 

Outro programa que Richa prometeu ampliar é o de fornecimento de calcário para pequenos agricultores, para melhorar as condições de produção nas lavouras. A promessa do tucano é incluir 40 mil agricultores no programa. O governador se comprometeu ainda a ampliar as compras feitas pelo estado dos pequenos agricultores e cooperativas.

Beto Richa

O governador foi reeleito no primeiro turno da eleição de 2014, no dia 5 de outubro. Ele obteve 55,7% dos votos válidos (3.301.322 votos) e venceu adversários como os senadores Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT). Cida Borghetti (PROS) será a vice-governadora no próximo mandato.

 

Carlos Alberto Richa é natural de Londrina, no norte do Paraná. Filho do ex-governador José Richa, nasceu em 29 de julho de 1965 e é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disputou a primeira eleição em 1992, para vereador de Curitiba, mas terminou como suplente. Foi eleito deputado estadual dois anos depois, já pelo PSDB, sendo reeleito em 1998.

Tornou-se vice-prefeito de Curitiba em 2000, na chapa encabeçada por Cássio Taniguchi (PFL). A primeira tentativa de chegar ao Governo do Paraná ocorreu dois anos depois, ficando em terceiro lugar na eleição vencida por Roberto Requião (PMDB). Retornou, então, à Prefeitura de Curitiba na condição de vice para, em 2004, ser eleito prefeito. Foi reeleito em 2008.

Antes do término do mandato, Richa renunciou em março de 2010 para se tornar apto a concorrer novamente ao governo do estado naquele mesmo ano. Venceu a eleição no primeiro turno, derrotando o ex-senador Osmar Dias (PDT).


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Jovem é morto a pedradas no Bairro Cascavel em Guarapuava

Promotoria de Matinhos abre investigação contra vereador

Homem Aranha tem fantasia furtada e faz apelo ao assaltante

Prefeito Cesar Silvestri Filho palestrará em evento internacional


Cristina Silvestri propõe que proprietários de bicicletas tenham número de série na NF

Cristina Silvestri propõe que proprietários de bicicletas tenham número de série na NF


Prefeito em exercício, Itacir Vezzaro acompanha inauguração de ampliação de Clínica Veterinária da Unicentro

Prefeito em exercício, Itacir Vezzaro acompanha inauguração de ampliação de Clínica Veterinária da Unicentro


Prefeito de Matinhos desabafa e chama os vereadores de bandidos

Prefeito de Matinhos desabafa e chama os vereadores de bandidos


Quatro morrem durante tocaia em Pinhão

Quatro morrem durante tocaia em Pinhão



CFW Agência de Internet