Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

6 benefícios da banana para quem corre

Conheça essas e outras vantagens da banana e use-as a seu favor.


terça-feira, 11/julho/2017
6 benefícios da banana para quem corre

A mais tropical das frutas é também uma das maiores aliadas dos corredores. Rica em carboidratos, a banana tem boa dose de potássio e vitamina B6 – sendo boa pedida para evitar as câimbras. Quando ingerida no pré-treino, ela ajuda no estoque de açúcar no sangue, e no pós auxilia na recuperação do potássio e açúcares perdidos durante o treino. Conheça essas e outras vantagens da banana e use-as a seu favor.

1. A banana é uma fonte de energia rápida, já que possui alto índice glicêmico – velocidade com que açúcar entra no sangue. Por isso, é ideal para o atleta recuperar suas reservas energéticas rapidamente depois do treino.

2. A fruta também é tida como boa opção para substituir o gel de carboidrato em treinos mais longos, que passam de 1 hora. Isso porque uma banana média corresponde à quantidade de carboidrato contida em um sachê de gel. Mas fique atento ao tipo de treino que você vai fazer para analisar se é mesmo necessária a ingestão da fruta.

3. Por possuir três tipos de açúcares naturais (frutose, sacarose e glicose), a banana tem ação direta nos estoques de energia de todo o corpo – e auxilia sua regularização. Dessa forma, o cansaço físico em períodos separados da atividade também é reduzido.

4. A banana também é ótima fonte de potássio, importante para o bom funcionamento dos músculos – e que é perdido com o suor. Este mineral é o responsável por auxiliar na contração muscular e sua falta é relacionada à ocorrência de câimbras. Mas fique atento: a ausência de potássio não é o único motivo deste distúrbio. O esgotamento muscular e a falta de sódio, também perdido por meio do suor, são causas comuns do problema. Por isso, além de comer banana, o corredor deve se hidratar bem e, se necessário (treinos mais longos), ingerir isotônicos.

5. A banana também favorece a recuperação muscular por conta da vitamina B6, que ajuda o organismo a quebrar o glicogênio em vez de usar as proteínas do músculo para ter energia. A fruta contém, ainda, magnésio, que também auxilia no transporte de energia para os músculos e na síntese proteica (absorção de proteínas pela musculatura).

6. Ela também é rica em fibras, que regulam o fluxo intestinal e ajudam no processo de emagrecimento. Por isso, aqueles que correm para perder alguns quilos podem usar a banana como aliada. Mais: a fruta proporciona a sensação de saciedade, sendo boa opção, também, entre refeições.

(Fonte: Cibele Crispim, nutricionista da RGNutri Consultoria Nutricional)


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Para emagrecer, é melhor cortar gordura ou carboidrato? Novo estudo afirma que tanto faz

Doação de órgãos cresce e bate novos recordes no Paraná

Dermatologistas ensinam como retirar o glitter do corpo no Carnaval

Carnaval também requer cuidados especiais com a pele


Por que os surfistas têm 3 vezes mais chances de ter bactérias super-resistentes no corpo

Por que os surfistas têm 3 vezes mais chances de ter bactérias super-resistentes no corpo


Energéticos têm impacto negativo em jovens, diz estudo

Energéticos têm impacto negativo em jovens, diz estudo


​​Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para evitar lesões

​​Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para evitar lesões


Estudo afirma que café pode diminuir risco de câncer de próstata

Estudo afirma que café pode diminuir risco de câncer de próstata