Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Avantis recebe colônia de férias da Apae

A fisioterapeuta, Fernanda Felizola, explica que a ação é desenvolvida sempre no mês de janeiro


terça-feira, 12/janeiro/2016
Avantis recebe colônia de férias da Apae

A Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú, é uma das instituições parceiras do projeto Voo Livre, da Apae de Florianópolis. Criado há 20 anos, a iniciativa promove uma colônia de férias de 10 dias para pessoas com deficiência intelectual, motora ou múltipla, onde os cerca de 30 participantes por fase conhecem diversos pontos turísticos e de lazer. Em Balneário Camboriú, o roteiro já está acontecendo e inclui uma visita ao Cristo Luz e Parque Unipraias. Durante dois dias o grupo, acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, ficará alojado na sede da Faculdade. Outro grupo de alunos chega na Avantis no próximo dia 18.

 

A fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Fernanda Felizola, explica que a ação é desenvolvida sempre no mês de janeiro e contempla cerca de 60 pessoas por edição, divididas em dois grupos. Durante os 10 dias, a instalação principal deles é a Base Aérea de Florianópolis, contando com o apoio de diversos parceiros para a programação que inclui ainda um dia no parque aquático, passeio de Stand Up, dentre outros roteiros.

 

Para Fernanda, além da diversão, inciativas como essa são fundamentais no desenvolvimento dos participantes em diversos aspectos. “Nosso principal objetivo é promover a diversão. Mas eles melhoram a socialização, começam a interagir, conquistam mais autonomia, além de ser uma importante ferramenta de inclusão, pois proporciona uma vivência que muitos deles nunca tiveram”, destaca.

 

Jair da Silva Morais, 30 anos, é um dos participantes da colônia de férias. Ele pode até se confundir ao falar sobre quantas vezes já esteve no projeto, mas é rápido ao destacar o que mais gosta durante os passeios. “Gosto de tudo, mas adoro a piscina”, revela.

 

A psicóloga Caroline Varela, que acompanha os trabalhos, avalia que as mudanças de muitos deles são visíveis depois dessa experiência. “Melhora a parte comportamental, psicológica, mas vimos uma evolução na autoestima, através dessa sensação de bem-estar que os passeios proporcionam”, ressalta. Além das duas supervisoras, monitores de educação especial auxiliam nas atividades durante todo o período. Este é o segundo ano em que a Avantis cede o espaço para a colônia de férias.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Cientistas dizem ter feito a maior descoberta em 50 anos contra doenças degenerativas

Conheça a dispraxia, transtorno que afeta o ator de Harry Potter

Como queimar a gordura abdominal?

Por que engordamos quando ficamos mais velhos


Dermatologistas alertam para o perigo do bronzeado com fita

Dermatologistas alertam para o perigo do bronzeado com fita


Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, diz nova recomendação da Anvisa

Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, diz nova recomendação da Anvisa


Mais da metade dos brasileiros de 16 a 25 anos está infectada com HPV

Mais da metade dos brasileiros de 16 a 25 anos está infectada com HPV


Estudo mostra como a diabetes tipo 2 ocorre em pessoas obesas

Estudo mostra como a diabetes tipo 2 ocorre em pessoas obesas