Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Carnaval também requer cuidados especiais com a pele

Nesta época do ano as pessoas se expõem mais ao sol e intensificam os riscos de lesões, manchas e alergias, além de aumentar a probabilidade de câncer de pele


quinta-feira, 01/fevereiro/2018
Carnaval também requer cuidados especiais com a pele

Higiene, alimentação, hidratação e proteção devem ser prioridades inclusive durante o período do carnaval. “Nesta época do ano as pessoas se expõem mais ao sol e intensificam os riscos de lesões, manchas e alergias, além de aumentar a probabilidade de câncer de pele”, alerta a médica Alessandra Zeve de Lima, dermatologista do Hospital VITA, em Curitiba. Por isso, é preciso manter alguns cuidados:

Higiene

“E importante para a saúde da pele mantê-la limpa”, destaca a dermatologista. O acúmulo de poluentes e oleosidade leva a oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento da pele. O produto ideal deve ser escolhido de acordo com o tipo da pele.

A médica explica ainda que no verão, devido ao calor, aumenta a oleosidade da pele, o que exige uma higienização mais frequente. Além disso, é preciso cuidar também com a temperatura da água, que deve ser fria ou morna.

Hidratação

A hidratação mantém a integridade da camada da pele que protege contra as agressões do meio externo. O produto deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e a região em que será aplicado. A ingestão de água também é importante para uma pele bem hidratada. “Nesta época do ano deve-se redobrar esse cuidado: usar um bom hidratante diário e aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, suco de frutas e água de coco” destaca a médica.

Alimentação

Alessandra explica que alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol provoca na pele. A dica é ingerir alimentos ricos em caroteno, com ação antioxidante. A  substância é encontrada em frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, como cenoura e abóbora.

Fotoproteção

O uso de filtro solar diário é importante durante o ano todo, mas no verão é o momento de intensificar o seu uso, já que a radiação ultravioleta incide com maior intensidade aumentando o risco de queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele. “O produto precisa proteger contra raios UVA e UVB e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado de duas em duas horas, ou após entrar na água ou transpirar em excesso. Além disso, deve- se evitar a exposição solar no horário das 10 às  16h”, alerta a especialista.

 

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, o uso de chapéus, óculos de sol e roupas apropriadas com fotoproteção ajudam na prevenção de dano solar.

Frutas cítricas

Limão, laranja e outros alimentos cítricos são responsáveis por causar manchas e até queimaduras. Por isso, ao manusear essas frutas é necessário cuidar para que o suco não respingue na pele. “Caso isso ocorra, deve-se lavar bem a área e passar filtro solar”, destaca a dermatologista.

 

Sobre o Hospital VITA – A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Para emagrecer, é melhor cortar gordura ou carboidrato? Novo estudo afirma que tanto faz

Doação de órgãos cresce e bate novos recordes no Paraná

Dermatologistas ensinam como retirar o glitter do corpo no Carnaval

Por que os surfistas têm 3 vezes mais chances de ter bactérias super-resistentes no corpo


Energéticos têm impacto negativo em jovens, diz estudo

Energéticos têm impacto negativo em jovens, diz estudo


​​Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para evitar lesões

​​Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para evitar lesões


Estudo afirma que café pode diminuir risco de câncer de próstata

Estudo afirma que café pode diminuir risco de câncer de próstata


Sobe para 13 o número de mortos por febre amarela em São Paulo

Sobe para 13 o número de mortos por febre amarela em São Paulo