Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Pesquisa da USP em cobaias mostra que dieta faz pelos crescerem

Camundongos que comeram 60% menos calorias perderam gordura e encontraram outra forma de se aquecer, aponta estudo da Universidade de São Paulo publicado na 'Cell Reports'.


quarta-feira, 13/setembro/2017
Pesquisa da USP em cobaias mostra que dieta faz pelos crescerem

Uma dieta com poucas calorias estimula o crescimento de pelos e do folículo capilar, aumenta o fluxo sanguíneo e muda todo o metabolismo da pele, indica pesquisa em cobaias do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Pesquisadores hipotetizam que o crescimento do pelo e as alterações metabólicas podem ter ocorrido como uma resposta adaptativa: a restrição calórica levou à diminuição de gordura e, com isso, camundongos colocaram em curso diversas alterações metabólicas para se sentirem aquecidos.

O achado é particularmente importante porque não só nos ajuda a entender como o corpo responde à restrição de calorias, mas também porque indica possíveis linhas de pesquisas para minimizar processos de envelhecimento da pele — já que o crescimento do pelo se deu pelo aumento de produção de células-tronco.

A pesquisa foi publicada nesta terça-feira (12) na “Cell Reports” e teve como primeira autora a pesquisadora Maria Fernanda Forni, do Instituto de Química da USP. Alicia Kowaltowski, professora da USP, coordenou o estudo.

A cientista e equipe dividiram cobaias em dois grupos: no primeiro, camundongos poderiam comer tudo o que queriam; no segundo, cobaias comeram 60% das calorias usuais.

Após seis meses, o grupo observou que ratos com restrição de calorias perderam 54% da massa corporal e sua pele ficou mais uniforme, mais espessa e mais longa.

Outros estudos já associaram dietas de poucas calorias a diversos benefícios para a saúde, como o combate à resistência à insulina. A restrição calórica também já foi relacionada com o aumento da expectativa de vida.

g1


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
​Conscientização sobre problemas cardíacos acontece no sábado (23)

Adesivo com injeções minúsculas combate obesidade e diabetes

Veja os 5 alimentos que muita gente não suspeita que incham o abdômen e destroem a barriga chapada

Embelleze lança sua plataforma de e-commerce


Desejo constante de comer doces pode ser deficiência de proteína

Desejo constante de comer doces pode ser deficiência de proteína


Campanha de multivacinação inicia segunda-feira (11)

Campanha de multivacinação inicia segunda-feira (11)


Afinal, as anfetaminas foram ou não liberadas?

Afinal, as anfetaminas foram ou não liberadas?


Guarapuava recebe mais doses de vacina contra HPV

Guarapuava recebe mais doses de vacina contra HPV



CFW Agência de Internet