Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Transição capilar: como abandonar o liso e aceitar os cachos

Cada vez mais mulheres deixam a química de lado para assumir seus cabelos naturais


terça-feira, 28/junho/2016
Transição capilar: como abandonar o liso e aceitar os cachos

Quem foi adolescente nos anos 90 deve se lembrar de como a moda era restrita. Era a época do surgimento das supermodelos e o padrão estético, pelo menos no que se diz respeito às madeixas, se limitava a apenas um: longo, liso e, quase sempre, loiro. Basta olhar para um dos seriados mais famosos do período, o americano Friends. Na história do grupo de amigos, duas das personagens principais, Rachel, interpretada por Jennifer Aniston e Phoebe (Lisa Kudrow), começam a série com os cabelos cacheados e, alguns episódios depois, alisam os fios, que ditaram tendência e permaneceram assim até o final do programa, em 2004.

Com o passar do tempo, entretanto, a moda foi se tornando mais democrática e os cachos, antes esquecidos, voltaram à tona com força, fazendo com que muitas mulheres reunissem a coragem necessária para deixar a química de lado e assumir seus cabelos naturais. A mais recente Miss São Paulo, Sabrina de Paiva, é um dos exemplos de maior visibilidade no cenário atual, com o seu cabelo afro que causou comoção na internet, não apenas pela sua beleza, mas por dar representatividade a uma cultura que costuma ficar longe dos holofotes. A atriz Taís Araújo é outro nome de peso que abandonou os fios longos e lisos e fez um big chop, corte que retira toda a química dos fios e dá início ao processo de transição capilar. A mudança aconteceu lá em 2014, mas até hoje a atriz mantém o cabelo crespo no dia a dia e também na televisão.

Para as que desejam seguir os mesmos passos e abandonar de vez a química, o importante é investir em produtos que ajudem a definir os cachos e deem mais movimento aos cabelos, que estarão sensíveis e não muito maleáveis durante a transição. Uma boa escolha são os cremes enriquecidos com manteiga de karité. “Além de hidratar e controlar o frizz, é importante conter filtro solar, componente indispensável para evitar o ressecamento dos fios”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos. A linha Ondulele oferece um umidificador e um ativador de cachos com proteção termoativa. “Eles ajudam a potencializar a definição e protege de agentes externos como o babyliss e o difusor, grandes aliados das cacheadas durante a transição”, continua Gilberto Miranda.

A premiada atriz Viola Davis, do seriado How to Get Away With Muder, é uma das que apostam nos utensílios para cuidar dos cabelos crespos. Adepta das extensões e perucas por muitos anos, ela passou pelo big chop e, cada vez mais, aparece nas premiações com o seu cabelo natural. Em setembro do ano passado, Viola deixou os apliques de lado para comparecer à cerimônia do Emmy Awards, conhecido como o Oscar da televisão, onde ganhou o prêmio de Melhor Atriz. Ela foi a primeira atriz negra a conquistar o título e fez um discurso emocionado sobre a importância da representatividade em Hollywood.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Para emagrecer, é melhor cortar gordura ou carboidrato? Novo estudo afirma que tanto faz

Doação de órgãos cresce e bate novos recordes no Paraná

Dermatologistas ensinam como retirar o glitter do corpo no Carnaval

Carnaval também requer cuidados especiais com a pele


Por que os surfistas têm 3 vezes mais chances de ter bactérias super-resistentes no corpo

Por que os surfistas têm 3 vezes mais chances de ter bactérias super-resistentes no corpo


Energéticos têm impacto negativo em jovens, diz estudo

Energéticos têm impacto negativo em jovens, diz estudo


​​Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para evitar lesões

​​Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para evitar lesões


Estudo afirma que café pode diminuir risco de câncer de próstata

Estudo afirma que café pode diminuir risco de câncer de próstata