Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Florianópolis terá ponto de ônibus com energia solar, telhado verde e carregador de celular


quarta-feira, 02/dezembro/2015
Florianópolis terá ponto de ônibus com energia solar, telhado verde e carregador de celular

Esperar o ônibus embaixo de uma estrutura 100% reciclável, com placas fotovoltaicas, que permitem carregar o celular, e telhado verde com reutilização da água da chuva será possível a partir do dia 8 de dezembro, em Florianópolis. Porém por enquanto será apenas um ponto de ônibus modelo, implantando na Agronômica, em frente à Casa do Governador, sem expectativa de outros pontos ecossustentáveis na Capital.

O protótipo foi desenvolvido pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Para o modelo, foram selecionados materiais que em sua construção propõe minimizar o consumo de recursos naturais e potencializar a sua reutilização: a cobertura conta com vegetação para diminuir o calor, com irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva; e há geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED -, a irrigação da cobertura e o carregamento de celulares via USB.

 

A estrutura feita em aço também o torna totalmente reciclável. O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. Também foi destinado um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. Ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.

Segundo a coordenadora do núcleo, Maria Cecília Guinle, o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo e é, com todos os itens que comporta, o único deste tipo no Brasil:

— Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar as coisas interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte.

A iniciativa tem o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, uma parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, e administrado no estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

 

DC


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também
Instagram avisará quando alguém tirar ‘print’ das Stories

Guaratuba ainda possui 3.700 kits gratuitos de TV Digital para serem distribuídos

BNDES lança fundo de R$100 milhões para investir em startups brasileiras

Apple Watch 3 transforma fantasia das HQs em realidade – e isso pode ajudar nas vendas


Como economizar a rede 4G do celular

Como economizar a rede 4G do celular


Gigante dos games leva tombo milionário com saída de Neymar do Barça

Gigante dos games leva tombo milionário com saída de Neymar do Barça


Tira-dúvidas: tudo sobre o bloqueio de celulares pela Anatel em novembro

Tira-dúvidas: tudo sobre o bloqueio de celulares pela Anatel em novembro


Faculdade Guairacá reúne acadêmicos em maratona de programação

Faculdade Guairacá reúne acadêmicos em maratona de programação