Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

Balneabilidade nas praias volta a melhorar


sábado, 12/janeiro/2013
Balneabilidade nas praias volta a melhorar

A qualidade da água do mar voltou a melhorar nas praias do Paraná. O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (11) mostra que, dos 90 quilômetros da orla, somente 1.600 metros estão impróprios para banho. Na Costa Oeste e o Norte do Estado, os resultados se mantêm os das últimas semanas.

As análises da qualidade da água seguem padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e foram feitas de domingo (6) a quinta-feira (10). O monitoramento é feito nos pontos mais críticos, em momentos de grande movimentação de pessoas. O objetivo é desenvolver programas para melhorar a qualidade da água nas praias nas próximas temporadas.

Segundo o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Alberto Baccarim, a melhora se deve à diminuição da intensidade das chuvas e ao menor número de veranistas. “As condições da água no litoral têm melhorado em comparação com a temporada passada. Temos apenas uma exceção no dia 2 de janeiro, quando tivemos chuvas torrenciais e a presença maciça de pessoas”, explicou.

O IAP alerta os veranistas para que respeitem a sinalização nas praias e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher aonde vão se banhar. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de enterococcus estão acima do recomendado pelo Conama, o que indica que os locais podem estar contaminados especialmente por esgoto clandestino. A bandeira verde indica que a água pode ser aproveitada para o banho de veranistas.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também





Cinco parques estaduais têm planos de manejo atualizados


Grupo GTFoods inicia exportação de frango tipo “Griller”


BRINK’S marca presença em evento global sobre ciclo de vida do dinheiro no Texas (EUA)


Leoni encerra temporada 2015 do “Trajeto Lumen Ao Vivo”