Superinformado Notícias
Facebook
Twitter
Instagram

IAP apresenta o primeiro balanço de atividades durante o Verão Paraná


terça-feira, 15/janeiro/2013
IAP apresenta o primeiro balanço de atividades durante o Verão Paraná

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresentou no fim de semana o primeiro relatório de balanço das atividades realizadas no Verão Paraná, que está realizando nas costas oeste, norte e litoral do Estado. Nos 20 primeiros dias de trabalho os fiscais e técnicos do IAP orientaram mais de 800 veranistas, fizeram cerca de 200 ações de fiscalização, 30 vistorias e 50 atendimentos a denúncias.

Esses atendimentos geraram 41 relatórios de Inspeção Ambiental (RIA), 10 termos de advertência, 23 notificações, lavratura de mais de R$ 198 mil em autos de infração, entre outros. As ações também resultaram na apreensão de mais de mil metros de espinheis, seis mil metros de redes, 284 molinetes, 172 varas, 55 pássaros, 51 quilos de pescado, uma arma de fogo, e entre outros.

As apreensões em grande número de artigos ligados à pesca se deve ao período da piracema, época de reprodução dos peixes, e de pesca proibida. O serviço 0800 – um canal direto de comunicação da população com o IAP – atendeu mais de 170 denúncias desde o dia 14 de dezembro. A maioria das reclamações está relacionada à resíduos sólidos (29 atendimentos), seguida por solicitação de resgate de animais (27) e de denúncias de desmate (25).

A apresentação do balanço foi feita na Floresta Estadual do Palmito, em Matinhos, pelo presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e por servidores e outros convidados que estão atuando na Operação Verão.

Participam da operação mais de 140 servidores, divididos em 21 equipes para atender os veranistas em ações como educação ambiental, fiscalização, orientação quanto aos procedimentos do órgão e monitoramento. O IAP também conta com a parceria do Instituto das Águas do Paraná e de 14 policiais ambientais que atuam em conjunto com os servidores do órgão.

O presidente do Instituto destacou o aumento da participação do órgão na costa norte e oeste. “Em outros anos, as represas, rios e lagos da costa oeste e norte ficaram esquecidas. São locais que também atraem muitas pessoas que querem descansar e precisam ser lembradas de que o meio ambiente não tira férias e que o respeito a natureza é sempre muito importante”, afirmou Tarcísio.

Para o capitão Tavares, do Batalhão da Polícia Ambiental no Litoral, a parceria na temporada reforça o esquema que já ocorre durante o ano. “Com essa parceria, como o fornecimento de veículos, nós aumentamos a nossa capacidade de atendimento à comunidade”, afirmou.

Segundo o coordenador do Verão Paraná pelo IAP, Doraci Ramos de Oliveira, as atividades de fiscalização e orientação são importantes por conta da maior concentração de pessoas nas regiões Oeste, Norte e Litoral. “Os locais onde estamos atuando são muito frequentados por veranistas que, em férias, muitas vezes esquecem dos cuidados com o meio ambiente que tomam no dia a dia”, disse.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Das 28 unidades de conservação mantidas pelo Instituto Ambiental do Paraná, 13 estão atuando em horários especiais durante a temporada de verão. Desde o dia 14 de dezembro, as unidades receberam mais de 42 mil visitantes. Destes, mais de 25 mil visitaram a Ilha do Mel, no litoral do Estado.

O segundo parque mais visitado é o de Vila Velha, em Ponta Grossa, que já registrou mais de seis mil visitantes. Em seguida estão os parques estaduais da Serra da Baitaca, no Litoral, com 2588 visitantes; Parque Estadual do Guartelá, nos Campos Gerais, com 1738 visitantes; e o Parque Estadual do Monge, na Lapa, com 1737 visitantes. Este último está em fase de revitalização e só atende o público em grupos agendados e monitorados na trilha.


Compartilhar
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google Plus

Leia Também





Cinco parques estaduais têm planos de manejo atualizados


Grupo GTFoods inicia exportação de frango tipo “Griller”


BRINK’S marca presença em evento global sobre ciclo de vida do dinheiro no Texas (EUA)


Leoni encerra temporada 2015 do “Trajeto Lumen Ao Vivo”



CFW Agência de Internet